A Polícia Civil do Pará deflagrou, nesta quarta-feira (4 de fevereiro), nos municípios de Pacajá, Curionópolis, São Félix do Xingu e Parauapebas, a segunda fase da operação “Pax Agrária”.
A ação teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão no âmbito das investigações que apuram o assassinato de uma liderança camponesa, ocorrido em abril de 2025.
As diligências foram realizadas de forma simultânea nos quatro municípios. Em Pacajá, equipes da Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (DECA) de Altamira, em conjunto com a delegacia local e com o apoio do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), cumpriram ordem judicial na residência do principal suspeito do crime.
Durante a ação, o investigado admitiu ter danificado e ocultado um aparelho celular no forro do imóvel, com o objetivo de suprimir provas. O dispositivo foi localizado e apreendido, apresentando avarias físicas. Ainda na mesma diligência, os policiais encontraram uma pistola calibre 9mm municiada com 17 cartuchos no interior de um veículo. Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante.
Todos os objetos apreendidos foram encaminhados à autoridade policial para os procedimentos legais cabíveis e para a continuidade das investigações.






















