Menu

Segup realiza lançamentos de água em áreas incendiadas no sudoeste do Pará

Em vídeos divulgados pela Segup, é possível ver o momento que em que helicópteros jogam água nos locais atingidos pelo fogo

O trabalho contou com o apoio de 12 bombeiros do grupamento do Pará e também do estado de Mato Grosso. (Divulgação / Segup)
O trabalho contou com o apoio de 12 bombeiros do grupamento do Pará e também do estado de Mato Grosso. (Divulgação / Segup)
Continua após a publicidade

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizou na terça-feira (6) 70 lançamentos de água em áreas com focos de queimadas nos municípios de Jacareacanga e Novo Progresso, região sudoeste do Pará. As ações de combate foram feitas na “Operação Fênix” na localidade Refúgio da Vida Silvestre dos Rios São Benedito e Azul.

O trabalho contou com o apoio de 12 bombeiros do grupamento do Pará e também do estado de Mato Grosso. De acordo com a Secretaria, a Polícia Civil instaurou inquérito na Delegacia de Conflitos Agrários de Santarém (Deca) para apurar o caso. 

A Segup reitera que desde o início dos focos de incêndio, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil estão atuando ativamente no local com uma guarnição da Operação Fênix, em conjunto com servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) no transporte de efetivo, sobrevoos e auxilio no combate às chamas no local.

Registro do medo

O bombeiro militar Júlio Galúcio do 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Santarém (GBM) ficou preso em uma estrada que separava dois focos de incêndio de grandes proporções no município de Novo Progresso. O incêndio teve início no dia 27 de agosto e foi controlado depois de dois dias; as chamas afetaram uma área de 3.650 mil hectares.    

O foco de incêndio, que ele e a equipe estavam combatendo, abrange áreas de mata entre os municípios de Castelo dos Sonhos e Novo Progresso. O fogo destruiu inúmeras fazendas e áreas de vegetação. No entanto, esse é apenas um dos diversos focos que a equipe de bombeiros de Santarém está ajudando a combater nos últimos 30 dias.

Fonte: O Liberal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.