A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio da Gerência de Promoção dos Direitos da Juventude, promoveu no último sábado (27) o seminário intitulado de “Juventudes da Capital do Cacau”. As atividades fazem parte de um evento anual, que é realizado na cidade, chamado “Medicilândia, a capital do cacau brasileiro”.
O gerente da juventude, Flávio Moreira de Paula, informou que a Sejudh está atenta às demandas apresentadas durante o Seminário. “No encontro as juventudes puderam colocar suas angústias, anseios e desejos, enquanto por parte da Gerência, além de ouvir, foi apresentado programas como o ID JOVEM, que já é uma realidade, Juventudes Empreendedoras que está em construção e a necessidade da organização juvenil para impor seu protagonismo”, destacou.
O Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20 de novembro, também fez parte dos debates. “Falamos sobre a questão das lutas contra o racismo e também o papel da mulher negra na sociedade. Estar nesses espaços, dialogando e conhecendo as realidades das juventudes com o intuito de buscar soluções por meio de programas e propostas que cumpram o que está no estatuto da juventude”, finalizou Flávio Moreira de Paula.
A Gerência da Juventude, que é vinculada à Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos, busca incentivar a ampla participação dos jovens nos debates e nas políticas públicas, além de criar alternativas de inclusão social aos jovens, promovendo programas que priorizem o desenvolvimento integral e a participação ativa nos espaços de decisão.
Por Gerlando Klinger (SEJUDH)