A Semana do Meio Ambiente, foi comemorada este ano de 2022, em Altamira, no sudoeste paraense, com uma programação extensa e jamais vista em anos anteriores. A prefeitura de Altamira, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma Altamira, promoveu o I Concerto Ambiental de Altamira, que teve como tema principal: “A Harmonia entre a Conservação da floresta e as atividades econômicas sustentáveis e sua influência na mitigação das mudanças climáticas”.
Durante os quatro dias do evento, professores da universidade federal, pesquisadores de vários cantos do país, organizações não governamentais, cooperativas, técnicos e profissionais especializados no tema, discutiram novas metas e propostas que serão acrescentadas nas que já são desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente do Município, com o objetivo de alavancar de forma sustentável o desenvolvimento de Altamira e região do Xingu. O fórum destacou ainda, a necessidade de se viver em harmonia com a natureza, promovendo transformações, a partir de políticas públicas e das nossas escolhas.
As propostas apresentadas no I Concerto Ambiental agora farão parte da Carta de Altamira para o Meio Ambiente, que será assinada por todas as entidades que participaram do evento, depois a mesma será entregue na Conferência Mundial do Clima, que acontecerá em novembro, na Suíça.
FEIRA DA BIOECONOMIA
Simultaneamente ao I Concerto Ambiental de Altamira, que foi realizado no Centro de Convenções e Cursos de Altamira, aconteceu a Feira de Produtos da Bioeconomia, com o trabalho de artesãos, além do setor de alimentação, onde os participantes puderam degustar sucos, chocolates, mel, e outros produtos regionais da bioeconomia, que movimentaram a economia local.
A programação do I Concerto Ambiental foi encerrada neste domingo, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com show do cantor paraense Nilson Chaves, que interpretou suas mais diferentes canções como Amazônia, não vou sair, olho de boto e sabor açaí.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu