Search
Close this search box.

Seminário realizado na ACBM comemora os 50 anos de atuação da Embrapa na Transamazônica, no PA

.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

Um seminário realizado nesta quinta-feira, 18, em Altamira, no sudoeste do Pará, comemorou os 50 anos da Embrapa, instituição pública de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

O evento aconteceu na sede da Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte – ACBM e reuniu autoridades locais, secretários municipais de agricultura e de meio ambiente das 13 prefeituras que compõem a ACBM, servidores da Embrapa de Altamira, de Belém e outros municípios, além de professores universitários, representantes da empresa Norte Energia, de sindicatos e associações.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

Jefferson Figueiredo, secretário Executivo da ACBM, representou o presidente da entidade e prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, que estava em viagem oficial. Ele fez abertura do evento parabenizando os trabalhos desenvolvidos pela Embrapa em todo o Brasil e especialmente na Transamazônica. Também enfatizou que o seminário é o espaço para cada representante dos municípios que compõem a Associação do Consórcio Belo Monte apresentarem suas necessidades e as demandas do setor produtivo da região.

“O presidente da ACBM e prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, nos orientou a festejar os 50 anos da Embrapa, trazendo essa reunião de trabalho e seminário para os municípios da ACBM.  Com isso, trouxemos os representantes da região para o evento, com as demandas de cada município, para que a Embrapa possa formatar um planejamento para nossa região e entregar os resultados da tecnologia, da pesquisa, da inovação. Este é o nosso sonho. A partir de agora temos na Embrapa Amazônia Oriental uma parceira estratégica para o desenvolvimento sustentável desta região do Xingu”, disse o secretário da ACBM.

Criada em abril de 1973, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é referência mundial em pesquisa e tecnologia para o agronegócio do Brasil. A instituição é responsável por liderar uma rede nacional que, de forma cooperada, executa pesquisas nas diferentes áreas geográficas e campos do conhecimento científico.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

“O que a Embrapa nos trouxe? Ela transformou o agro. Essa instituição gigante é focada em um trabalho de excelência. Hoje, o agro não existiria sem a Embrapa”, afirmou o vice-prefeito de Altamira, Jorge Gonçalves, que na ocasião representou o Sindicato dos Produtores Rurais de Altamira – Siralta.

A presidente da ACIAPA – Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira, Edina Regina Loraschi, destacou o papel da empresa na segurança alimentar.

“A gente depende diretamente da agricultura e da pecuária para o nosso sustento. Nada mais justo que parabenizar esse órgão tão importante que trabalha com inovação de tecnologias para o fortalecimento da agricultura e da pecuária em nossa região”, pontuou a presidente da Associação Comercial.

Atualmente, a Embrapa conta com mais de 8 mil funcionários que atuam em 50 unidades de pesquisa do país. Em Altamira, o órgão foi instalado em 1973. Pedro Celestino, um dos servidores mais antigos, há cinco décadas atua na região como supervisor e pesquisador. Ele ressaltou alguns dos projetos desenvolvidos juntos aos produtores.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

“Nesse período tivemos muitos projetos interessantes aqui para a região, na cadeia produtiva de grãos, de pimenta-do-reino e da pecuária. Com certeza, esse trabalho foi ao encontro das necessidades do desenvolvimento, principalmente na área rural da nossa Transamazônica”, lembrou Celestino.

Walkymário Lemos, chefe-geral da Embrapa na Amazônia Oriental, explicou que além de desenvolver a produção, as tecnologias geradas pela pesquisa científica impulsionaram a economia. Também contribuíram continuamente para melhoria da renda e qualidade de vida das famílias rurais do Pará e de outros estados amazônicos. Reforçou ainda que o atual momento é de buscar novos parceiros, como a ACBM.

Walkymário Lemos, chefe-geral da Embrapa na Amazônia Oriental – Foto: Wilson Soares

“Hoje ficamos muitos felizes de comemorar aqui na região Transamazônica, a partir da organização da ACBM. O grande propósito deste dia é buscarmos identificar parcerias estratégicas, a partir de demandas reais dos 13 municípios que compõem esse grande Consórcio. Dessa forma, poderemos identificar cadeias relevantes para cada um desses municípios e definir de que forma a Embrapa pode contribuir para alavancar a produção”, disse o Chefe-geral da Embrapa.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

Cada município teve espaço para apresentar as suas estruturas existentes, conquistas e particularidades assim como o potencial a ser aproveitado. Ao final do evento, todos receberam certificados de participação emitidos pela Associação do Consórcio Belo Monte.

Texto e Fotos: Wilson Soares – A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *