Eliane, a costureira do fim de semana, celebra sua conquista no Senai

Foto: Wilson Soares
Eliane Gonçalves da Silva, dona de casa e conhecida na vizinhança como a “costureira do final de semana”, estava radiante na noite de quinta-feira, 13 de março. Ela, junto com outros 38 alunos, comemorava sua formatura nos cursos de Costureira e Modelagem oferecidos pelo Senai Altamira. A cerimônia de formatura, realizada no auditório do Sesi, foi marcada por um desfile de moda, no qual as peças criadas pelos alunos, como blusas, calças, vestidos e roupas infantis, ganharam as passarelas. Um momento de celebração e reconhecimento pelo esforço e aprendizado de dois meses de dedicação.
“Foi muito bom ter participado do curso. Eu já costuro em casa, mas queria aprimorar minhas habilidades. O meu sonho é me tornar uma costureira profissional”, afirmou Eliane, que tem grande orgulho do que aprendeu durante o curso de Modelagem. Seu entusiasmo reflete o espírito da turma, composta por pessoas que buscam melhorar suas competências e garantir um futuro mais promissor no mundo da moda.

Foto: Wilson Soares
Ao todo, 39 alunos foram capacitados nos cursos de Costureiro de Vestuário Industrial (17 pessoas) e Modelagem (22 pessoas), ambos com duração de 160 horas, distribuídas em 4 horas diárias. As aulas, tanto teóricas quanto práticas, abrangeram desde o uso de tecidos planos e malhas até o manuseio de diversos tipos de máquinas de costura, sempre com a orientação de uma especialista.

Foto: Wilson Soares
João Vieira de Mello Neto, diretor do Senai Altamira, expressou sua satisfação em entregar ao mercado de trabalho profissionais qualificados: “Hoje é um dia de celebração. Estamos entregando 39 novos profissionais ao mercado, cumprindo com o nosso papel de contribuir para o desenvolvimento da região, através da qualificação e transformação das pessoas, preparando-as para impulsionar o crescimento econômico do município.”

Foto: Wilson Soares
Entre os formandos, Cecília Maria Rocha da Silva também se destacou, compartilhando sua alegria em ter realizado um antigo sonho. “Sempre quis fazer esse curso de corte e costura. Agora, finalmente, consegui. Levo comigo um aprendizado enorme, e estou muito feliz com minha conquista”, afirmou.

Foto: Wilson Soares
A importância do curso para o mercado de trabalho local foi ressaltada pela empresária Edina Loraschi, presidente da Associação Comercial de Altamira (ACIAPA). Ela destacou o impacto positivo para os empresários da região: “Para o empresário de Altamira, é uma excelente notícia, pois agora temos pessoas qualificadas para ingressar no mercado de trabalho. Encontrar profissionais capacitados sempre foi uma dificuldade, e agora, graças ao Senai, temos uma turma preparada de costureiras e modelistas.”

Foto: Wilson Soares
Após a cerimônia de entrega dos certificados, os formandos puderam celebrar com seus familiares e amigos, em um coquetel especial, que marcou o fim de um ciclo e o início de uma nova jornada profissional.

Foto: Wilson Soares
A solenidade de formatura contou com a presença de familiares dos concluintes, do corpo docente do Senai Altamira, além de representantes do Sindicato e da Associação Comercial de Altamira, reforçando a parceria entre o Senai e a comunidade local para o crescimento e desenvolvimento da região.
Os cursos oferecidos pelo Senai são totalmente gratuitos e quem tiver interesse em fazê-los deve procurar o Centro Profissionalizante em Altamira ou acessar o site da instituição.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Foto: Wilson Soares

Foto: Wilson Soares

Foto: Wilson Soares

Foto: Wilson Soares

Foto: Wilson Soares