Mais de quatro mil servidores da prefeitura de Altamira, no sudoeste do Pará, até agora só receberam 30% do equivalente ao décimo terceiro salário. Essa é a primeira vez na história do município em que o pagamento da folha não é efetuado dentro do prazo determinado pelas Leis Trabalhistas.
A prefeitura pagou na segunda quinzena de dezembro apenas 30% do valor dos salários. Um professor por exemplo que exerce 200 horas/aulas, recebeu pouco mais de R$ 750 reais, enquanto deveria ter recebido o salário completo, que gira em torno de R$ 2.600 (dois mil e seiscentos reais).
O comércio local também sentiu o efeito da falta dos recursos, acabou não obtendo as vendas de fim de ano esperadas. Representantes de Movimentos Sociais, como Sintepp, que representa a classe dos professores, tem cobrado nas redes sociais explicações ao executivo municipal e ao secretário de educação sobre o que aconteceu para o não pagamento da folha, mas nenhuma das autoridades se manifestaram até o momento.
Também nas redes sociais viralizou um vídeo de uma entrevista do prefeito Domingos Juvenil (MDB), gravado anos anteriores durante uma prestação de contas na Câmara de Vereadores, em que o prefeito disse não saber o que é crise. “Mas que crise? Vou falar de crise? a dificuldade existe por aí a fora. Aqui nós temos dificuldade, agora crise nenhuma. Você tem crise, não tem?”. Enquanto o pagamento dos servidores municipais não sai os internautas tem aproveitado para usar a declaração do prefeito como forma de deboche contra ele mesmo, perguntando se a crise chegou em Altamira?
Até hoje as únicas vezes em o funcionalismo foi pago antes mesmo da data prevista, foram em meses que antecederam as eleições. Hoje a maioria dos servidores da PMA trabalha via contrato temporário, o que impede uma maior manifestação pública em relação as cobranças de seus direitos.
Apesar do não pagamento completo do 13° salário, a prefeitura de Altamira já pagou integralmente os salários dos concursados e os 15 dias de quem atuava via contrato, (uma vez que eles foram desligados do quadro no dia 15 de dezembro) referente ao mês de dezembro. O Jornal A Voz do Xingu aguarda uma posição da Assessoria de Comunicação da PMA em relação a data prevista para pagamento da folha.
Após a publicação desta matéria nas redes sociais, a secretaria de educação do município de Altamira autorizou o pagamento de mais 33% de sua folha, e informou a coordenação do Sintepp que pagará o restante no final deste mês de janeiro. Já as demais secretarias não deram a previsão de pagamento.
Por: Wilson Soares