Menu

Servidores da Susipe terão desconto em instituições de ensino superior

Continua após a publicidade

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) firmou mais uma parceria com a Universidade da Amazônia (Unama) e o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau). Dessa vez, dois Termos de Cooperação Técnica e um de Cessão foram assinados durante uma reunião na sede da Susipe, nesta segunda-feira (30).

Os termos assinados pelo secretário Extraordinário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, e pela reitora da Unama, Dra Bethânia Fidalgo, tratam de um contrato de estágio na Susipe para os alunos de todos os cursos que possam atuar no sistema penal; descontos de até 50% na graduação e pós-graduação para servidores da Susipe; e a cessão que disponibiliza as salas da Uninassau para o curso de formação dos agentes prisionais do concurso C-199/2.

Para a reitora da Unama, o compromisso mostra os benefícios da parceria público-privado. “Nós ficamos muito felizes em poder contribuir com a formação do servidor da Susipe, principalmente porque o próprio Dr. Jarbas é egresso do nosso curso de mestrado de Direito e o governador Helder Barbalho foi nosso aluno. Isso só confirma o compromisso da universidade com a formação dos grandes gestores e dos colaboradores do nosso estado”, afirmou Bethânia.

Ainda de acordo com a reitora, poder desenvolver treinamentos de formação do servidor da Susipe no prédio da Maurício de Nassau é gratificante. “Tenho certeza que a segurança pública tem encontrado nesse novo governo os rumos a serem traçados no estado, e confirmamos que a Unama e a Uninassau sempre estarão presentes quando o estado, o poder público ou a sociedade estiverem com alguma necessidade”, disse.

O momento consolida uma das primeiras ações da atual gestão da Susipe. O secretário Jarbas Vasconcelos destaca que uma das primeiras providências de sua gestão foi a formalização de um convênio de estágio.

“Nós precisamos de estagiários, especialmente na Diretoria de Execução Criminal, e as universidades também precisam de locais dinâmicos para que seus estudantes possam se capacitar. Os alunos têm bons professores e uma escola de qualidade. Agora, a Susipe apresenta casos em que se pode traduzir a teoria em prática. Eu creio que os alunos da Unama ficarão empolgados de exercer o estágio aqui e nós vamos ficar muito satisfeitos com o trabalho deles”, pontuou Jarbas Vasconcelos.

A parceria de estágio deve começar o mais breve possível e a primeira grande atividade será o “Defensoria sem Fronteiras”, prevista para iniciar no dia 18 de novembro. A iniciativa contará com um contingente de defensores públicos e demandará estagiários.

“Até o dia 17 de novembro esse estágio deve estar funcionando a pleno vapor. Estou agradecido não só quanto aos estágios, mas espero que os servidores da Susipe se matriculem nos cursos. Acredito muito no ensino da Unama, acho mais prático e mais crítico. A instituição é uma referência como universidade”, concluiu o secretário.

Defensoria sem Fronteiras – O programa é de atuação integrada da Defensoria Pública da União, dos Estados e do Distrito Federal, em um esforço concentrado para garantir o acesso à justiça. No Brasil, mais de 90% da população carcerária depende de assistência jurídica gratuita integral.

Como parte da ação, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) realiza visitas aos presídios dos estados para elaboração de relatório de inspeção e levantamento de dados que servem para análise da efetivação da política penal e da gestão penitenciária no Estado.

No Pará, o Defensoria sem Fronteiras deve trabalhar por 30 dias, e cerca de 30 defensores públicos de todo o Brasil farão parte da ação, que é uma força-tarefa com a pretensão de atender todos os internos da Região Metropolitana de Belém (RMB) e depois alcançar o interior.

Fonte: DOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.