Os servidores do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) irão paralisar as atividades na próxima sexta-feira (14) e podem entrar em greve durante o período de 27/09 a 05/10.
Segundo o sindicato da categoria, a paralisação será uma forma de pressionar o Governo do Estado do Pará durante a terceira audiência de tentativa de conciliação com o Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Pará (Sindtran), no Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE-PA), a partir das 9 horas da manhã.
A paralisação foi definida em assembleia geral realizada na última terça-feira (11), quando o Sindtran reuniu a categoria no estacionamento do Detran. Nessa nova audiência são esperados representantes do Detran, da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
A audiência de conciliação foi determinada pela desembargadora Diracy Nunes Alves, nos autos do processo interposto pelo Estado que, em maio passado, determinou o retorno de 80% dos servidores do Detran ao trabalho durante a greve que durou 29 dias.
Reinvindicações
O Sindtran reivindica investimentos no Detran na capital e no interior do estado para sanar o sucateamento do órgão; o fim da terceirização no Detran, que encarece os serviços ao público; e a realização de concurso público para preencher os 800 cargos vagos existentes no Detran.
O déficit do quadro de pessoal chega a 60% do atual número de servidores do Detran, que é de 1.330, porém, o Detran abriu o concurso C-177 apenas para o preenchimento de 66 vagas de agentes de fiscalização e de 34 vagas de agentes de educação, sem oferecer vagas para os cargos de vistoriadores veiculares e de assistentes de trânsito, mesmo com a atual frota de 1,9 milhão de veículos no Pará.
(DOL)