A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), divulgou nesta sexta-feira (15) uma série de orientações importantes para participantes, aplicadores e fiscais envolvidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começa neste domingo (17). Entre as medidas está a organização do fluxo de entrada e saída das pessoas para evitar o cruzamento dos mesmos através de portas distintas para entrada e saída e a designação de colaboradores para orientações de fluxos garantindo o distanciamento de 1m 50cm durante o horário de prova.
As escolas também devem manter as cadeiras mais afastadas com a garantia do distanciamento e janelas abertas para ajudar na circulação de ar. As salas de aula também devem ser mantidas ventiladas, de preferência de forma natural, com as janelas e portas abertas. O uso do ar-condicionado deve ser evitado. Além disso deve ser disponibilizado cartazes explicando os procedimentos sanitários dentro dos locais de votação com informações sobre as práticas de proteção contra a Covid-19 e boas práticas de higiene.
As escolas precisam, ainda, ter dispensadores de álcool 70% no local de votação, sanitários, corredores de acesso, entre outros pontos e intensificar a limpeza e desinfecção das superfícies e dos ambientes, principalmente daqueles frequentemente tocados, como mesas, cadeiras, maçanetas, corrimãos, etc. Os banheiros devem ser mantidos limpos e abastecidos com todos os insumos de higiene, incluindo o sabonete líquido, papel toalha e lixeira com acionamento por pedal, assim, como garantir o abastecimento de papel toalha e troca dos refis dos dispensadores de sabonete líquido e álcool a 70%.
Aos participantes, foi recomendado está sendo recomenda evitar o uso de brincos, relógios, anéis e pulseiras para facilitar a higienização, além de manter os cabelos presos. Os estudantes devem se certificar, com antecedência, do local do exame, para evitar contratempos com o trânsito. É uma forma de minimizar os riscos de transmissão da doença.
Os aplicadores das provas deverão guardar e manter aparelhos eletrônicos, como telefone celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados, incluindo alarmes, no envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local.
Fonte: G1 Pará