ODia Mundial do Combate à Poliomielite é celebrado no dia 24 de outubro. Em alusão à data, porém pensando no dia com maior disponibilidade das famílias levarem suas crianças para serem vacinadas, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) escolheu o dia 22 de outubro, sábado, para realizar o Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil. Devem estar com a vacinação em dia todas as crianças com idade abaixo de 5 anos.
A Sespa é responsável pela distribuição das vacinas para todos os municípios do estado do Pará, assim como auxilia o poder municipal na definição de estratégias para ampliar todas as coberturas vacinais. Para o Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite, a Sespa realizou uma convocação de todos os 144 municípios para intensificarem suas estratégias de campanha de vacinação para o próximo sábado, instruindo para que as cidades aumentem o número de locais de vacinação e disponibilizem mais profissionais para aplicar os imunizantes.
Importância da vacinação
O Secretário de Saúde do Pará Rômulo Rodovalho falou sobre a importância da campanha e o Dia D para a população paraense: “Precisamos aumentar nossa cobertura vacinal contra a poliomielite. É uma doença que há anos não faz parte da realidade do nosso estado e nem do nosso país, vacinar o máximo de crianças possível é fundamental para mantermos sem chance de conviver com a paralisia infantil no Pará. Convocamos todos os nossos municípios para não medirem esforços e vacinarem suas crianças”, declarou.
O Ministério da Saúde traçou como meta para afastar completamente o risco do retorno da poliomielite no país, 95% de cobertura vacinal. O estado do Pará no momento está com 47,18%. Visando melhorar os números, a Sespa vem intensificando os esforços diretamente com os 144 municípios do estado.
Por ser uma doença considerada erradicada no Brasil desde 1994, famílias por todo o país negligenciam a importância da vacina e a gravidade da pólio. Porém, países pelo mundo inteiro registram o retorno da doença, principalmente na África e na Ásia. Os Estados Unidos e Reino Unido estão alertas e intensificando a vacinação das crianças, principalmente após serem encontrados vírus da poliomielite em amostras de água de água de esgoto de cidades como Nova York e Londres.
Assim como o resto do mundo, o Brasil sofre com movimentos antivacinas e divulgação de fake news relacionadas à vacinação contra poliomielite, o que atrapalha o país e o Pará a alcançarem a meta de cobertura vacinal. O Brasil possui uma história importante com a vacinação. O imunizante contra a paralisia infantil é utilizada no país desde a década de 60 e foi fundamental para mudar a realidade de gerações que se acostumaram a ver pessoas convivendo com sequelas da doença, como as atrofias musculares, principalmente nas pernas.
Ações contra a poliomielite
Durante o mês de setembro, ocorreu uma campanha nacional de vacinação contra poliomielite. Visando ampliar a cobertura vacinal do estado, a Sespa estendeu a campanha pelo mês de outubro inteiro. Além disso, realizou ações especiais no dia do Círio das Crianças, no Dia das Crianças, disponibilizou imunizantes nas sedes do TerPaz nos bairros do Paar, Icuí, Cabanagem, Terra Firme, Bengui e Jaderlândia.
Além de prestar esse apoio aos municípios, a Sespa irá contribuir para o aumento da cobertura vacinal disponibilizando vacinas contra a poliomielite em diferentes pontos da região metropolitana de Belém.
Ações da Sespa em alusão ao Dia D
Além de prestar esse apoio aos municípios, a Sespa irá contribuir para o aumento da cobertura vacinal disponibilizando vacinas contra a poliomielite em diferentes pontos da região metropolitana de Belém. Serão diversos pontos onde serão disponibilizados os imunizantes. Saiba abaixo onde serão, os dias e os horários. Não esqueça de levar a carteira de vacinação da criança. Não podendo ir a algum desses pontos, procure uma unidade básica de saúde de seu município.
Fonte: DOL