Search
Close this search box.

Solenidade celebra 49º aniversário do 51º BIS

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

Uma solenidade realizada na noite da última sexta-feira (04/02), marcou o aniversário de 49º anos de implantação do 51º Batalhão de Infantaria de Selva – (51º BIS), em Altamira, no Pará.

Militares, autoridades locais e convidados prestigiaram a formatura militar que foi presidida pelo Coronel William Fernandes de Oliveira Amaral, Assistente do Comandante Militar do Norte e ex-comandante do Batalhão do 51º BIS, juntamente com atual comandante, Ten Cel Luiz Guilherme.

Coronel Willam Amaral juntamente com atual comandante do 51º BIS, Ten. Cel. Luiz Guilherme.
Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

Na oportunidade, foram entregues vários certificados de “Amigo do Batalhão” à pessoas, empresas e órgãos públicos que, no decorrer ano, foram parceiros da Organização Militar.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

Histórico

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

A história do 51º BIS na região do Xingu começou ainda na década de 70. Em 31 de janeiro de 1973, o Batalhão foi criado através do Decreto Presidencial nº 71.785, com a missão de realizar a incorporação dos primeiros conscritos altamirenses e iniciar, efetivamente, o funcionamento da unidade.

Logo no início, ainda considerado como destacamento tinha em seu quadro efetivo um capitão, um tenente, um oficial médico, um subtenente, dois 2º sargentos, cinco 3º sargentos, três cabos e 14 (quatorze) soldados, que eram subordinados diretos da 8ª Região Militar, sediada em Belém.

A primeira incorporação de conscritos ocorreu no dia 3 de março de 1975, passando pelo Portão das Armas da nova Unidade mais de 100 (cem) jovens altamirenses e regiões próximas da cidade. O primeiro comandante do 51º BIS foi o Major de Infantaria Aldo da Paz Lopes, que assumiu o comando em 8 de abril de 1975. Em 24 de fevereiro de 1977, o 51º BIS passou a subordinação da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada no município de Marabá, para fins operacionais, permanecendo vinculado à 8ª Região Militar, para fins administrativos.

Ao completar 49º anos de existência, o 51º BIS mantém vivos os ideais de Pedro Teixeira, Bento Maciel Parente e tantos outros, adestrando-se para garantir a soberania nacional na Amazônia, trabalhando e apoiando o desenvolvimento das comunidades locais, fixando a imagem do Exército Brasileiro forte e amigo.

Dessa forma, além de cumprir suas tarefas operacionais, o Batalhão tem realizado ações diversas de apoio à população da cidade de Altamira e dos travessões transamazônicos, angariando o respeito e a sincera amizade do povo do Xingu.  Com sua Mão Amiga, o 51º BIS tem sempre estado presente na sociedade altamirense, com sua banda de música, em ações de cidadania e prestando solidariedade ao próximo, durante o período da pandemia.

Foto: WDrone / A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

Atualmente, o 51º BIS possui uma estrutura que compreende três Companhias de Fuzileiros de Selva, uma Companhia de Comando e Apoio e uma Base Administrativa. Com um quadro efetivo de 707 militares. Tem como atual comandante o Tenente Coronel Luiz Guilherme de Oliveira e Silva, que assumiu o comando no dia 03 de dezembro do ano passado. 

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comments 1

  1. Angelo Alberto Lucena says:

    Com muito orgulho em 1979 fiz parte do PELOPS na função atirador do 1° Pelotão de Fuzileiros de Selva.
    BRASIL acima de tudo e DEUS acima de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *