O benefício de segurados que não realizaram a prova de vida em meio à pandemia do novo coronavírus, não será suspenso até o final deste mês de outubro, informou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Entretanto, a autarquia federal não deixou claro se prorrogará, por mais um mês, a suspensão da exigência da prova de vida e, dessa forma, segurados precisam ir às agências para realizar o procedimento comprobatório.
Beneficiários do INSS que recebem por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético devem comprovar, anualmente, que estão vivos. É possível realizar o agendamento pelo aplicativo Meu INSS.
Segundo o INSS, aposentados, pensionistas e demais beneficiários que não fizeram comprovação de vida há mais de um ano terão os benefícios suspensos. Após seis meses, o pagamento é cessado pela autarquia.
“Os procedimentos citados vão até a competência setembro. Logo, pagamentos efetivados em outubro, ainda ficam sem a possibilidade de suspensão por falta da fé de vida”, explicou o INSS, em nota à imprensa.
Por causa da pandemia do novo coronavírus, o INSS suspendeu, desde março deste ano, a rotina de bloqueio, suspensão e cessação em decorrência da falta de prova de vida. Por ora, esse prazo se encerra no final deste mês.
Fonte: Metrópoles