Na última quinta-feira (20 fev.2025), um tamanduá-bandeira foi avistado circulando pela área urbana de Altamira, no bairro São Sebastião. O animal tentou se refugiar em algumas residências na Avenida João Pessoa, que fica às margens do Rio Xingu. A suspeita é de que o tamanduá tenha vindo da Ilha do Arapujá, localizada na outra margem do rio.
Moradores acionaram rapidamente o Corpo de Bombeiros, que se deslocou até o local, capturou o animal e o devolveu a uma área de mata. De acordo com os residentes, alguns dias antes, um porco-espinho também havia sido visto circulando pela orla de Altamira.
Outro animal

Na mesma noite de quinta-feira (19/2), em Vitória do Xingu, cidade situada a cerca de 43 km de Altamira, um tamanduá-mirin foi avistado no bairro Laticínio. Moradores da localidade acionaram a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), que recolheu o animal e o soltou em uma área de mata próxima ao centro da cidade.
O tamanduá-bandeira é facilmente identificado por sua cauda grande e peluda, que lembra uma bandeira hasteada, origem de seu nome popular. Esse animal desempenha um papel crucial no controle biológico, pois sua língua, que pode atingir até 60 cm de comprimento, permite que se alimente de até 30 mil formigas e cupins por dia, controlando assim essas populações de maneira eficaz.
A Voz do Xingu