Foi lançada na noite desta terça-feira (14 maio 2024), no município de Altamira, Região Integrada do Xingu, a III edição do Festival Internacional de Chocolate e Cacau Altamira e Transamazônica, considerado o mais importante evento do segmento na América Latina. O Chocolat Xingu ocorrerá pelo terceiro ano consecutivo e terá a presença de diversos convidados, incluindo grandes nomes da gastronomia nacional e internacional, chocolatiers e empreendedores. O evento acontecerá de 13 a 16 de junho, no Centro de Eventos Vilmar Soares.
Foto: Wilson Soares
Segundo a Assessoria da Prefeitura de Altamira, cerca de 600 pessoas dos mais diferentes segmentos e de outras cidades da região Transamazônica participaram da cerimônia que apresentou, oficialmente, a programação do evento e as novidades. Marco Lessa, responsável pela organização do Festival destacou que entre os atrativos do festival deste ano, estão: Atelier de chocolate, Chocolatalks, Show Cooking, Chocoland, atrações culturais, experiências sensoriais, além da presença de renomados chefs e confeiteiros e de capacitações para os participantes. Durante o Festival também será escolhida através de concurso, a melhor amêndoa da região.
A expectativa da organização é, que este ano, o evento reúna 160 expositores e um público maior que o registrado na edição passada, estimado em cerca de 120 mil visitantes durante os quatro dias.
Foto: Wilson Soares
O prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, que é um dos idealizadores do Festival, destacou que o evento é a oportunidade de aquecer a economia da cidade e região. “A ideia e trazer visitantes, movimentar a rede hoteleira, restaurantes, taxistas, mototaxistas, pessoal que trabalha em aplicativo, os postos de combustíveis, ou seja, movimentar a economia através do turismo. Dessa forma conseguimos gerar emprego e renda para nossa população”, disse o prefeito, que aproveitou para frisar que hoje o Festival do Chocolate e Cacau é considerado o maior da América Latina.
Foto: Wilson Soares
O Chocolat Xingu 2024 é uma realização da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), em parceria com o Governo do Estado do Pará, com o apoio do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau). O evento é organizado pela MVU Promoções e Eventos, idealizadora do Chocolat Festival, criado em 2009.
Foto: Wilson Soares
Após a cerimônia de lançamento, os convidados tiveram a oportunidade de degustar uma série de produtos regionais feitos a partir do fruto do cacau.
Por Wilson Soares / A Voz do Xingu