O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), iniciou na tarde desta terça-feira (25) para mais uma missão de combate ao novo coronavírus. Por meio de uma ação integrada com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), foram deslocados para os Centros Regionais de Saúde mais de 16 mil testes de antígeno, que serão usados no mutirão de testagem para Covid-19, a partir desta quarta-feira (26), em municípios do interior.
O avião Caravan que integra a frota de aeronaves do Grupamento foi mobilizado para percorrer a rota entre os municípios de Altamira, no Oeste, e Cametá, no Baixo Tocantins, transportando os malotes com os testes que serão entregues nas sedes dos 10ª e 13ª Centro Regionais de Saúde, localizados nestes municípios.
Logística – Os malotes transportados pelo Graesp foram entregues na sede do 10º Centro Regional de Saúde, em Altamira, para atender os municípios de Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu, e ainda na sede do 13º Centro Regional, localizado em Cametá, de onde serão distribuídos aos municípios de Baião, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Oeiras do Pará.
Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, o apoio do Graesp tem sido fundamental para o combate à pandemia de Covid-19 desde seu início, em 2020. “Para um estado de dimensões continentais como o nosso, contar com a agilidade das aeronaves do Graesp tem garantido a distribuição de vacinas, testes e insumos com rapidez e segurança a todos os cantos do Pará. Só temos a agradecer por essa parceria”, ressaltou o titular da Sespa.