O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE) concedeu Habeas Corpus a Jhonata Rafael Rocha Umbuzeiro, apontado pela polícia como o mandante do assassinato de Gustavo Dalagustinho, de 29 anos. Jhonata estava preso desde 8 de maio deste ano, quando foi localizado na cidade de Santarém.
O Crime
Gustavo Dalagustinho, dono de uma distribuidora de bebidas em Altamira, foi assassinado a tiros na noite de 22 de outubro de 2023, em seu estabelecimento comercial, localizado na Rua Intendente Floriano, esquina com a Travessa 10 de Novembro, na área central da cidade. Dois criminosos chegaram ao local em uma moto. O garupa desceu e disparou contra o comerciante, que morreu no local.
A defesa de Jhonata, obteve o Habeas Corpus junto ao TJE/PA, que considerou que a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares seria suficiente enquanto o processo tramita. O desembargador, que é o relator da decisão, destacou que as medidas cautelares são adequadas para garantir a continuidade do processo judicial sem a necessidade de manter o acusado preso.
Além de Jhonata, dois sargentos da Polícia Militar, também suspeitos de participação direta no crime, continuam presos. As investigações do caso apontam que o crime pode estar relacionado a desentendimento em negócios financeiros.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu