Menu

Torneio do Pacu de Seringa fortalece a pesca esportiva na região do Xingu, no Pará

Foto: Wilson Soares
Foto: Wilson Soares
Continua após a publicidade

Por Wilson Soares / A Voz do Xingu e Abrajet/PA

Altamira, situada no coração da região sudoeste do Pará e conhecida como a “Princesinha do Xingu“, foi o palco nos dias 27 e 28 de abril de mais uma edição do Torneio de Pesca Esportiva “Pacu de Seringa”. O festival, que chegou à 22ª edição, atraiu entusiastas da pesca esportiva de todas as regiões do país. O evento destaca-se como um dos mais aguardados do calendário.

Foto: Wilson Soares

“Estamos felizes porque mais uma vez estamos batendo o recorde de participantes. É um festival que tem como objetivo a pesca esportiva e, principalmente, a preservação do Pacu de Seringa”, afirmou Odair de Pinho, presidente do Xingu Praia Clube e da Comissão Organizadora do evento. 

Foto: Wilson Soares

Com um número recorde de participantes, o torneio reuniu 120 equipes, totalizando cerca de 600 competidores de todas as idades. A animação começou antes mesmo do sol surgir no horizonte, com a largada feita pontualmente às 5 horas da manhã, proporcionando um dia inteiro para os participantes demonstrarem suas habilidades e tentarem fisgar os pacus brigadores, que podem pesar até 5 kg, garantindo doses extras de adrenalina em meio à natureza exuberante da região do Xingu.

Foto: Daniel Corrêa

No entanto, mais do que a competição em si, o torneio de pesca é uma comemoração entre amigos em meio às belezas naturais que o Xingu oferece em abundância. 

Foto: Wilson Soares

“A gente participa não apenas no intuito de ganhar. Só em estar com os companheiros no Rio Xingu já vale a pena participar”, destacou Daniel Corrêa, que prestigia o torneio como competidor desde o início.

Foto: Vitor Danilo

As primeiras equipes retornaram à cidade pouco depois das 15 horas de sábado, enquanto a maioria optou por chegar a partir das 17 horas, dentro do limite estabelecido para a chegada que encerrava às 18 horas.

Foto: Daniel Corrêa

Ao todo, esse ano foram capturados 115 exemplares, sendo 97 na categoria presencial (que são apresentados vivos à Comissão Organizadora) e 18 na categoria digital (nova modalidade em que o pescador ao fisgar peixe faz o registro em vídeo e solta o exemplar no mesmo local). Todos os peixes foram devolvidos à natureza ainda no sábado à noite.

Foto: Wilson Soares

No domingo, 28 de abril, a programação começou com o 2º Circuito XPC, que envolveu competições de caiaques, natação e corrida, seguido das finais dos torneios esportivos. O clima festivo tomou conta da tarde nas dependências do Xingu Praia Clube. A cerimônia de premiação marcada por apresentações culturais e a entrega dos troféus, medalhas e equipamentos de pesca para os vencedores da pesca esportiva, além de reconhecer as equipes campeãs dos torneios e competições esportivas que aconteceram paralelamente ao festival.

Foto: Wilson Soares

Foto: Wilson Soares

“Gostaria de parabenizar a organização das competições esportivas pela realização dessas atividades, que faz parte da programação oficial do Pacu de Seringa e também a todos da minha equipe que conseguimos ser campeão no Campeonato dos Veteranos”, disse André Camargo, do time Elite FC.

Foto: Wilson Soares

Ainda durante a programação foram sorteadas, através bingo, duas voadeiras com motores, uma somente entre as equipes praticantes da pesca e foi aberta à sociedade.  

Foto: Wilson Soares

Para manter o compromisso com a conscientização e preservação ambiental, o Xingu Praia Clube, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Altamira (SEMMA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), realizou pelo segundo ano consecutivo a devolução ao rio de mais de 2 mil alevinos, reforçando o cuidado com os recursos naturais.

Foto: Wilson Soares

“O Torneio do Pacu de Seringa é uma tradição em Altamira e é um evento que promove a preservação do meio ambiente através da prática do pesque e solte. Além disso, realizamos a soltura de centenas de espécies jovens. O festival é uma demonstração da união de todos em prol do turismo e da preservação da natureza”, afirmou o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes.

Além da diversão proporcionada pelo evento, o Torneio de Pesca Esportiva Pacu de Seringa também impulsionou a economia local, com estimativas da Comissão Organizadora apontando para mais de R$ 1 milhão circulando na cidade durante o período do evento, aquecendo o comércio de lojas de materiais de pesca, postos de combustíveis, hotéis e churrascarias.

Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu

Foto: Wilson Soares

“É um evento que fomenta o comércio local, principalmente as lojas de materiais de pesca, postos de combustíveis, churrascarias e hotelarias, além de divulgar para o restante do mundo o que temos de melhor em Altamira e região”, frisou Pedro Sousa, da Comissão Organizadora do evento. 

Foto: Vitor Danilo

Com sua magnitude, o torneio já se consolidou como sendo o maior no segmento de pesca esportiva no Estado do Pará, atraindo participantes e espectadores não apenas da região da Transamazônica, mas de todo o país.

Foto: Vitor Danilo

“Isso é muito bom para nossa região, para o desenvolvimento, uma forma de mostrar para o restante do Brasil um pouco da nossa cidade e, ao mesmo tempo, mostrar que aqui temos pessoas competentes para promover eventos como esse que acontece todos os anos”, comentou José Laíde de Freitas, que já participou de várias edições do torneio.

Foto: Wilson Soares

Mais do que uma simples competição, o Torneio de Pesca Esportiva Pacu de Seringa representa o compromisso com a preservação da natureza e a oportunidade de revelar, ao mundo, as maravilhas que Altamira e sua região têm a oferecer.

Foto: Vitor Danilo

“Nós temos aqui três importantes rios que são: o Xingu, Iriri e Curuá.  Estamos no maior município do Brasil em extensão territorial, que tem a maior reserva preservada do mundo, 142 mil quilômetros quadrados de floresta, 140 comunidades indígenas, uma comunidade ribeirinha fantástica e nós estamos na região que produz 86% do cacau do Estado do Pará. Então aproveito para convidar as pessoas que não conhecem a nossa região a vir conhecer”, concluiu o prefeito, Claudomiro Gomes.

Confira o resultado da 22ª edição do Torneio de Pesca “Pacu de Seringa”:

Foto: Wilson Soares

CATEGORIA ACIMA DE 40HP (BANDEIRA AZUL)

– 1º Lugar – Equipe de nº 037 – somou 159,5 pontos (Responsável pela equipe: Daniel da Silva Corrêa)

– 2º Lugar – Equipe de nº 022 – somou 148,5 pontos (Responsável pela equipe: Arinaldo Crispin da Silva)

– 3º Lugar – Equipe de nº 013 – somou 147,5 pontos (Responsável pela equipe: Gilson Anderson da Silva)

– Maior Peixe – Equipe de nº 003 – mediu 42 centímetros (Responsável pela equipe: Luiz Gustavo Souza da Rocha)

– Menor Peixe – Equipe de nº 066 – mediu 24 centímetros (Responsável: Tonny Gleidson)

CATEGORIA ATÉ 40HP (BANDEIRA AMARELA)

– 1º Lugar – Equipe de nº 015 – somou 142 pontos (Responsável pela equipe: Cristiano Araújo Rodrigues)

– 2º Lugar – Equipe de nº 092 – somou 121,5 pontos (Responsável pela equipe: José Reis Ribeiro da Silva)

– 3º Lugar – Equipe de nº 069 – somou 115 pontos (Responsável pela equipe: Valdir – Auto Elétrica)

Maior Peixe – Equipe de nº 015 – mediu 41,5 centímetros (Responsável pela equipe: Cristiano Araújo Rodrigues)

Menor Peixe – Equipe de nº 069 – mediu 21 centímetros (Responsável pela equipe: Valdir – Auto Elétrica)

MODALIDADE DIGITAL

– 1º Lugar – Equipe de nº 106 – somou 124,5 pontos (Responsável pela equipe: Jeferson Martins)

– Maior Peixe – Equipe de nº 112 – mediu 40 centímetros (Responsável pela equipe: Luciano Fernandes)

– Menor Peixe – Equipe de nº 105 – mediu 24,5 centímetros (Responsável pela equipe: Alexandre Borsatto)

GALERIA DE FOTOS

Foto: Vitor Danilo

Foto: Wilson Soares

Foto: Wilson Soares

Foto: Wilson Soares

Foto: Wilson Soares

Foto: Wilson Soares

Foto: Wilson Soares

Foto: Wilson Soares

Foto: Wilson Soares

Foto: Wilson Soares

Foto: Wilson Soares

Foto: Wilson Soares

Foto: Wilson Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.