Trabalhadores podem solicitar o saque extraordinário de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) até esta quinta-feira (15). Segundo a Caixa Econômica Federal, cerca de R$ 8 bilhões em recursos do saque extraordinário não foram movimentados por pessoas com direito ao benefício. Tem direito à liberação do recurso qualquer cidadão que tiver conta vinculada do FGTS, ativa ou inativa. As informações são do G1 Nacional.
Os valores foram depositados automaticamente nas contas do Caixa Tem dos trabalhadores, mas quem não teve o valor creditado, ou quem teve e não movimentou o dinheiro nos primeiros 90 dias, precisa acessar aplicativo do FGTS e indicar que deseja sacar o dinheiro.
Após o pedido, o valor será transferido para a conta do trabalhador em até cinco dias úteis, segundo informações da Caixa Econômica Federal. Porém, se valores estiverem bloqueados na conta do fundo de garantia, o saque não será disponibilizado. Entre os principais motivos para o bloqueio estão:
- garantia de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário;
- determinação judicial;
- pedido de devolução de valor recolhido pelo empregador;
- e dados inconsistentes.
Como consultar?
- O trabalhador pode consultar se tem direito ao saque pelo site da Caixa, pelo aplicativo FGTS e nas agências da Caixa Econômica Federal.
- Pelo site do FGTS, é possível saber também a data de crédito na Conta Poupança Social Digital.
- Já pelo aplicativo FGTS e nas agências da Caixa, dá para saber o valor a ser creditado; consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital; informar que não quer receber o crédito do valor; solicitar o retorno do valor creditado para a conta FGTS; alterar o cadastro para criação de Conta Poupança Social Digital.
Como o recurso é liberado
Nos casos em que o trabalhador possuir mais de uma conta do FGTS, o saque é feito, primeiro, nas contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo. Em seguida, as demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.
Todo o processo para pedir o saque é informatizado, bastando entrar no aplicativo FGTS, disponível para smartphones e tablets, e inserindo os dados pedidos.
Após o crédito dos valores na conta poupança social digital, será possível usar o dinheiro para pagar boletos e contas; utilizar o cartão de débito virtual e QR code para fazer compras em estabelecimentos comerciais por meio do aplicativo, transferir o valor para outras contas bancárias da Caixa ou de outro banco; realizar transações por meio do Pix; e efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.
O saque é facultativo ao trabalhador. Caso os recursos não sejam movimentados até esta quinta-feira (15), os valores retornam à conta do FGTS, devidamente corrigidos.
Fonte: O Liberal