Search
Close this search box.

TRE divulga balanço das denúncias recebidas pelo aplicativo pardal no Pará

Do dia 16 de agosto até 11h desta terça-feira (23), foram recebidas 35 denúncias de propaganda eleitoral irregular. Essas ocorrências foram registradas em 11 cidades paraenses.

Foto: Tribunal Regional Eleitoral
Foto: Tribunal Regional Eleitoral
Continua após a publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou o balanço das denúncias recebidas pelo aplicativo pardal na primeira semana da campanha eleitoral. Do dia 16 de agosto até 11h desta terça-feira (23), foram recebidas 35 denúncias de propaganda eleitoral irregular. Essas ocorrências foram registradas em 11 cidades paraenses.

Os municípios com mais registros são Belém, Ananindeua, Soure, Parauapebas e Itaituba, que juntos somam 80% das denúncias.

O pardal é um canal para fazer chegar ao ministério público eleitoral denúncias com indícios de irregularidades durante as eleições.

O aplicativo é gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais e em formulário nos portais da Justiça Eleitoral. Qualquer pessoa pode usar o aplicativo para fazer denúncias, mas é preciso informar dados pessoais à Justiça Eleitoral, não sendo possível o anonimato.

Entre os municípios com o maior número de registros estão: Belém (31,43%), Ananindeua (20%), Soure (11,43%), Parauapebas (8,57%), Itaituba (8,57%), Santarém (5,71%), Bujaru(2,86%), Castanhal (2,86%),Igarapé Miri (2,86%) Paragominas (2,86%) e Salinópolis (2,86%).

O Pardal ainda direciona ao link do Ministério Público do Estado do Pará as outras irregularidades eleitorais, vedadas pela legislação, como compra de votos, abuso do poder econômico e político, entre outros.

Fonte: G1 Pará

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *