Menu

TRE inicia preparação das urnas que serão usadas no Pará

Processo de atualização dos aparelhos, que segue até o dia 24 de setembro, iniciou na manhã de domingo (18) pela maior zona eleitoral do Estado, em Ananindeua, e contou com a presença de órgãos fiscalizadores.

Foto: Irene Almeida/Diário do Pará
Foto: Irene Almeida/Diário do Pará
Continua após a publicidade

Em mais um passo rumo à realização do primeiro turno das Eleições 2022, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) deu início ao processo de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas na Região Metropolitana de Belém.

Na manhã de domingo (18), cerca de 50 pessoas trabalharam na preparação das urnas que serão utilizadas pela maior zona eleitoral do Estado, a 43ª zona, localizada no município de Ananindeua.

O procedimento foi realizado no Depósito de Urnas do tribunal, no bairro do Coqueiro, e contou com a presença de representantes de órgãos fiscalizadores.

O momento chamado de preparação é caracterizado pela inclusão dos dados dos candidatos, dos eleitores e das seções eleitorais nas urnas eletrônicas que serão utilizadas no dia da eleição.

O secretário de tecnologia da informação do TRE-PA, Alessandro Cruz, explica que, em uma etapa anterior, foi realizada a cerimônia de geração das mídias que guardam tais dados e que alimentarão as urnas. Agora, na etapa da preparação, ocorre a inclusão das mídias nas urnas.

“Depois do dia da Eleição, que é o dia mais importante para todo esse processo de pleito eleitoral, o segundo grande dia é o de preparação das urnas eletrônicas. É o momento em que as urnas eletrônicas são oficialmente alimentadas e carregadas com os dados oficiais das eleições, dados de candidatos, eleitores, seções eleitorais”, aponta.

O processo de preparação segue um cronograma que teve início no último dia 17 e que segue até o próximo dia 24 de setembro no que se refere às urnas da Região Metropolitana de Belém.

Já na próxima terça-feira (20), essa mesma etapa será iniciada nas zonas eleitorais do interior do Estado, ficando cada zona eleitoral incumbida de realizar a preparação de suas urnas no próprio cartório eleitoral.

A 43ª Zona Eleitoral, localizada em Ananindeua e que passou pelo processo de preparação neste domingo, é a maior do Estado.

Juíza eleitoral da 43ª Zona Eleitoral, Rosa Maria Moreira da Fonseca informou que a zona é composta por 461 seções eleitorais e reúne em torno de 170 mil eleitores aptos ao voto. Presente durante o processo de preparação, a juíza destacou a importância desta etapa e da presença dos órgãos fiscalizadores.

“Nós temos as entidades fiscalizadoras que convidamos para estar presente, temos o Ministério Público aqui e também representantes das Forças Armadas para cumprir esse papel de fiscalização e vamos fazer essa preparação e essa análise da autenticidade e integridade das urnas exatamente com o objetivo de demonstrar que as urnas são seguras, que não há riscos de manipulação, elas vão sair daqui com toda a segurança, já prontas para o dia da votação”, explicou, ao deixar uma mensagem para os eleitores.

“A eleição é o momento mais importante para exercer o seu direito a voto, participar efetivamente do futuro do país. As urnas estão sendo preparadas, estão sendo auditadas para que todos exerçam o direito ao voto sem nenhum problema. As urnas são absolutamente seguras”.

EXPECTATIVA

A menos de 15 dias para o primeiro turno das Eleições 2022 e diante da importante etapa de preparação das urnas eletrônicas, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), desembargadora Luzia Nadja Guimarães, aponta que a expectativa é que o pleito transcorra de forma tranquila e segura.

“Nós estamos adotando todas as medidas para que o nosso eleitorado possa comparecer, no dia 02 de outubro, e exercer um direito que lhe é garantido, o direito do voto, o direito de escolher as suas e os seus representantes para quatro anos”, apontou.

“Nós sempre tratamos da segurança e, este ano, nós estamos com um colegiado de todos os segmentos de segurança: forças armadas, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, enfim. Todos aqueles que, de alguma forma, poderão contribuir para nos tranquilizar e tranquilizar o nosso eleitorado no dia da Eleição estão nesse colegiado. Além de tudo isso, temos uma rede de inteligência, também, que foi construída para monitorar qualquer acontecimento, eventualmente, fora da normalidade”.

Em relação ao tempo de votação, Luzia Nadja Guimarães lembra que, no pleito deste ano, 90 municípios paraenses vão utilizar pela primeira vez a biometria, o que pode demandar um pouco mais de atenção.

“O nosso conselho é que o nosso eleitorado compareça mais cedo às nossas urnas e possa já levar o seu lembrete, afinal, são cinco cargos que ele ou ela vai votar. Então, compareça cedo e exerça o seu direito de voto com tranquilidade”, conclui.

Fonte: DOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.