As Eleições 2020 estão previstas para o mês de novembro e serão marcadas pela escolha dos novos gestores municipais em todo o país. O Tribunal Regional Eleitoral do Pará tem a missão de garantir o direito do cidadão de escolher seus representantes políticos nos 144 municípios paraenses.
De acordo com o Secretário de Gestão de Pessoas do TRE do Pará, Rodrigo Valdez, cada mesa receptora de votos deve ter quatro membros e cada local de votação, pelo menos um supervisor.
A convocação dos mesários é feita por meio de edital publicado pelo Cartório Eleitoral, e também por uma “notificação” que normalmente é endereçada ao trabalho ou à moradia do convocado.
“Neste ano, o Tribunal regulamentou a possibilidade de que os cartórios eleitorais enviem a notificação de convocação por email ou aplicativo de mensagem, desde que previamente autorizado pelo eleitor”, explica Rodrigo Valdez.
Quem pretende ser Mesário Voluntário nas eleições municipais ainda pode se inscrever. Os requisitos são: que o eleitor seja maior de 18 anos; que esteja em situação regular de sua inscrição na Justiça Eleitoral.
“As inscrições continuam abertas, ainda por tempo indeterminado, no site do TRE/PA. Não poderão servir como mesários, entretanto, os parentes de candidatos, membros de diretórios de partidos políticos, entre outros, conforme restrição do Código Eleitoral”, pontua o Secretário.
Para inscrição como Mesário Voluntário basta acessar o site oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Pará pelo endereço www.tre-pa.jus.br, buscando as abas Eleições e Eleitor / Mesário.
Fonte: TRE-PA