No período de 18 a 29 de outubro de 2021, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) realiza a certificação de suas tropas de pronto emprego. Cerca de mil e quatrocentos militares da Brigada serão avaliados pelo Centro de Adestramento – Leste (CA-Leste) e pelo Comando de Operações Terrestres (COTER), vindos de Rio de Janeiro e Brasília, respectivamente, a fim de verificar o nível de prontidão e adestramento alcançado no corrente ano.
As atividades transcorrerão nas localidades de Altamira e Senador José Porfírio e contarão com deslocamentos terrestres, aéreos e fluviais. Entre as capacidades a serem testadas, ressaltase a participação de uma fração pertencente ao 11º Grupo de Artilharia Antiaérea (11º GAAAe), sediado em Brasília. Além disso, haverá o envolvimento de todas as Organizações Militares subordinadas à 23ª Brigada de Infantaria de Selva, sendo também avaliados o apoio logístico, o apoio de fogo, o apoio de engenharia e de comunicações.
Trata-se de uma Operação de Adestramento em Operações contra Forças Irregulares, onde serão simuladas diversas situações e será verificado o nível de adestramento dos militares da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, aumentando a capacidade de prontidão das tropas desta Grande Unidade, vocacionadas para a Defesa da Pátria.
A 23ª Brigada de Infantaria de Selva é subordinada ao Comando Militar do Norte e está sediada em Marabá/PA. Possui Organizações Militares nas cidades de Imperatriz/MA, Tucuruí/PA, Altamira/PA e Itaituba/PA, além daquelas sediadas na própria guarnição de Marabá/PA.
Fonte: Setor de Comunicação Social do 51º BIS