Entre os dias 7 e 11 de agosto, militares que compõem a Companhia de Reação Rápida (QRF, sigla em inglês), do Comando Militar do Norte realizarão o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP), que consiste na preparação de tropas especializadas para atuação em Operações de Paz coordenadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A programação será realizada na área do 51º Batalhão de Infantaria de Selva e na Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, região do Xingu. Durante uma semana, serão realizados treinamentos através de exercícios que simulam situações reais de conflito em cidades que recebem a intervenção da ONU, como: manifestação de populares, bloqueio de estradas, reporte de abuso sexual, busca de pessoas perdidas em ambiente de selva, entre outras ações de conflito.
No total, 180 militares da 23ª Brigada de Infantaria de Selva e suas Organizações Militares subordinadas participam das atividades, sendo 9% do efetivo composto por integrantes do segmento feminino. Serão empregadas 29 viaturas, incluindo 3 Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal GUARANI, 8 embarcações, mais de 200 armamentos de uso exclusivo do Exército Brasileiro. Com esta certificação, a Companhia de Reação Rápida do CMN, passa a compor o Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês), estando apta para atuar em qualquer lugar do mundo.
Esta atividade é acompanhada pela Divisão de Missão de Paz, do Comando de Operações Terrestres (COTER) que orienta e avalia todas as atividades relacionadas com o preparo e a desmobilização dos contingentes para Missões de Paz e pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).