Na última terça-feira, 26, o Batalhão de Polícia Penitenciária (BPOP) realizou revista estrutural no Centro de Recuperação Penitenciário III, localizado no município de Santa Izabel do Pará. Policiais encontraram um túnel de seis metros de profundidade e 30 metros de comprimento, que estava sendo cavado para dar acesso à Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI).
No final de semana, funcionários da casa penal suspeitaram de uma movimentação estranha dos internos e informaram à diretoria do presídio, que acionou o BPOP. Os policiais militares, todos capacitados no Curso de Operações Penitenciárias (Cope) para lidar com situações do gênero, fizeram o remanejamento dos internos dos blocos A e B para o solário do presídio e encontraram o túnel na cela 112 do Bloco A.
Nas celas vizinhas, foram encontrados sacos feitos com as camisas dos próprios internos que serviam para esconder o barro retirado do solo para fazer o túnel.
Todo o material foi retirado do presídio e a cela 112 foi provisoriamente isolada com solda e cadeado. Os sete internos que estavam na cela foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Santa Izabel.
Com informações do Portal Roma News