Os nomes de dez produções audiovisuais foram divulgados na lista final de classificados no Festival de Cinema Tarrafa, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O evento objetiva premiar produções audiovisuais que retratem temáticas relacionadas a Amazônia brasileira.
As produções chegaram à final nas categorias melhor curta-metragem ficção, melhor curta-metragem documentário, melhor longa-metragem documentário e melhor videoclipe (veja a lista abaixo).
O edital previa o gênero “melhor esquete teatral”, mas a organização do concurso não recebeu inscrições nessa modalidade.
A partir dessa etapa, os responsáveis pelas produções serão chamados a apresentar a documentação necessária para assinatura do contrato e preparar o recebimento da premiação nos termos do edital.
O Festival de Cinema Tarrafa está previsto para ocorrer nos dias 7, 8 e 9 de dezembro de 2021, em formato on-line e totalmente gratuito, com o objetivo de valorizar, reconhecer e premiar as produções fílmicas amazônicas realizadas nos últimos cinco anos.
Finalistas
Melhor Curta-Metragem Ficção
- Filme “Airão Velho, Sayonara” — pontuação 356,80
- Filme “Vai que é tua Tafarinha” — pontuação 351,80
- Filme “Antes que seja tarde” — pontuação 319,00
Melhor Curta-Metragem Documentário
- Filme “Vivências no Bom Jardim: A construção do Porto da EMBRAPS como fator de mudança no cotidiano quilombola” — pontuação 351,20
- Filme “Benzedeira” — pontuação 334,60
- Filme “Cartas para Cecília” — pontuação 323,20
Melhor Longa-Metragem Documentário
- Filme “Entre as águas e o céu: A grande cheia de 2014” — pontuação 296,2
- Filme “Apocalipse no Cerrado” — pontuação 246,4
Melhor Videoclipe
- Videoclipe “Que peixe que é?” — pontuação 315,6
- Videoclipe “Coisa e Tal” — pontuação 304,8
Fonte: G1 Santarém