Publicada na edição desta segunda-feira (13/1) do Diário Oficial da União a Portaria Nº 06 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC), que autoriza a oferta do curso de Medicina no campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em Santarém, a partir de 2025.
A Portaria estabelece que a oferta será de 40 vagas anuais, exclusivamente no campus Tapajós, ou seja, outros campi da Ufopa não estão autorizados a ofertar o curso de medicina. O documento é assinado pelo diretor de Supervisão da Educação Superior da Seres, Rafael Arruda Furtado.
O ingresso no curso de Medicina da Ufopa, a exemplo dos demais cursos de bacharelado e licenciatura, ofertados pela instituição será por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições ao Processo Seletivo Regular (PSR) da Universidade foram abertas no dia 9 de dezembro de 2024 e encerram na próxima sexta-feira (17 janeiro). Os candidatos devem fazer a inscrição em formulário eletrônico disponível aqui.
Neste ano, serão ofertadas 1.520 vagas, sendo 1.204 nos cursos do Campus Santarém, 36 nos do Campus Alenquer, 72 vagas nos do Campus Monte Alegre, 64 nos cursos do Campus Oriximiná, 36 vagas em Itaituba, 72 nos cursos do Campus Juruti e 36 vagas no Campus Óbidos.