A Universidade Federal do Pará (UFPA) cancelou o vestibular para curso de educação no campo, de acordo com anúncio publicado no site do Centro de Processos Seletivos da instituição. Mais de 1,6 mil candidatos se inscreveram na seleção que ofertava 270 vagas em várias turmas do curso de educação do campo.
As vagas eram para as cidades de Abaetetuba, Altamira e Cametá e apenas pessoas ligadas ao campo podiam se candidatar, ou seja, moradores de zonas rurais, assentados, integrantes de populações tradicionais e educadores do campo, por exemplo. Os estudantes chegaram a fazer a primeira fase do concurso, uma prova de múltipla escolha no dia 28 de outubro.
Os candidatos que fossem aprovados nesta etapa iriam participar de uma segunda fase de entrevistas agendada para o início de dezembro. A UFPA chegou a divulgar o caderno de provas e o gabarito, mas em seguida anunciou o cancelamento do concurso.
Ainda de acordo com este anúncio, um novo edital será lançado em breve, onde as vagas serão novamente ofertadas. O documento não diz o motivo porque o concurso foi cancelado, nem se essa anulação envolve medidas judiciais.
Os candidatos que fossem aprovados na seleção iriam começar a estudar na primeira semana de janeiro de 2020, mas com a anulação esse calendário pode sofrer alterações.
Fonte: G1 Pará