Menu

Urgente: Altamira registra as duas primeiras mortes com SUSPEITA de Coronavírus – COVID-19

Continua após a publicidade

Altamira registrou, nesta madrugada de 28 de abril, os dois primeiros óbitos suspeitos de coronavírus-Covid-19. Os dois pacientes, um da cidade de Medicilândia, no sudoeste do Pará, e outro da cidade de Porto de Moz, região do baixo Xingu, eram do sexo masculino.

O paciente de Medicilândia, de 44 anos, ainda aguardava o resultado do exame da Covid-19. Ele recentemente teve dengue e também era diabético. “Esse paciente é um servidor da Saúde (mecânico). Deu entrada no Hospital Regional da Transamazônica na sexta-feira, 24. Ainda na sexta, foi coletado um teste rápido desse paciente, com resultado negativo, mas por apresentar sintomas característicos e exame de imagem sugestivo foi feita a coleta do material para enviar ao Lacen na capital do Estado. Então como o protocolo do Ministério da Saúde diz, todo paciente suspeito do COVID-19 é atestado como COVID-19, podendo ser modificado assim que sair o resultado do exame”, afirmou Danilo Lopes, secretário de saúde de Medicilândia.

A outra vítima trata-se de um paciente de 64 anos, que também era um caso suspeito de COVID-19. A vítima era da cidade de Porto de Moz e estava internada no Hospital Regional de Altamira desde a última sexta-feira, 24. A morte do paciente portomozense foi confirmada nas redes sociais pelo prefeito da cidade, Berg Campos. “O paciente foi encaminhado de Porto de Moz para Altamira no dia 24/04/2020 (sexta-feira) com um quadro de pneumonia, mas a causa da morte, segundo os médicos foi covid-19. Nosso pesar e condolências à família e amigos enlutados. Deus abençoe e conforte a todos. Infelizmente nesse caso não pode fazer velório e nem transporte do corpo, por isso o sepultamento será em Altamira, estamos dando todo apoio necessário”, afirma a nota do prefeito.

De acordo com uma nota da Sespa Altamira, divulgada na manhã de hoje, 28, o Hospital Regional da Transamazônica encontra-se com 08 (oito) pacientes hospitalizados com síndrome respiratória aguda grave, desses 01 (um) confirmado para COVID-19 e 07 (sete) aguardam exame. Destes 08 (oito) pacientes, 02 (dois) estão na UTI adulto do HRPT.

A nota da Sespa Altamira confirma que nessa madrugada ocorreram 02 (dois) óbitos de pacientes que estavam com quadro respiratório grave e evoluíram para óbito, porém como os pacientes aguardam resultados, os óbitos são considerados SUSPEITOS.

A região do Xingu é formada por nove municípios que estão sobre a reponsabilidade do Hospital Regional, que soma uma população de mais de 500 mil habitantes. Hoje existem 21 casos confirmados de Covid-19 nessa região. Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), Altamira tem 13 casos confirmados, 5 de Anapu, 2 de Pacajá e 1 de Porto de Moz.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional. A missão do Portal A Voz do Xingu é informar nossos leitores com conteúdos de interesse do povo paraense, pautados pela ética jornalística e compromisso com a verdade. Se utilizar nossos textos, cite a fonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.