De 27 de novembro a 1 de dezembro, a cidade de Urubici, em Santa Catarina recebeu cerca de 90 jornalistas, de 14 estados, especializados em turismo, associados à Associação Brasileira de Jornalistas especializados em Turismo – ABRAJET. O Pará foi representando por oito jornalistas.
Durante os 4 dias foram realizadas várias reuniões da entidade, projetos para Associação, intercâmbio entre as seccionais nos estados, além da escolha da próxima cidade a sediar o congresso em 2020. A cidade de Santarém no Pará, foi a escolhida a sediar o 37º Congresso que deve reunir mais de 150 jornalistas na última semana do mês de junho do próximo ano. A escolha da cidade paraense foi defendida na plenária do Congresso pela presidente da Abrajet/Pa, Thereza Christina Hayne.
“A gente está pedindo licença para que o Norte seja a bola da vez. E o Norte a partir do Pará, porque a gente vem fazendo um trabalho com muito esforço e muito compromisso de uma equipe que há 13 anos vem compreendendo o que é fazer parte da ABRAJET”, disse.
O secretário de turismo de Santarém, Diego Pinho, que esteve presente no Congresso, comemorou a escolha de sua cidade. “Quem for até Santarém vai se encantar, não só pelas nossas belezas naturais, mas também pela nossa gastronomia, pela nossa cultura, por toda a nossa história de riqueza muito grande em nossa região”, afirmou.
Durante 36º Congresso o presidente da Abrajet Nacional, Evandro Novak agradeceu aos participantes e aproveitou para entregar algumas comendas de “Amigo da Abrajet” aos apoiadores do congresso, como a prefeitura local e alguns empresários do setor hoteleiro.
Conhecendo as belezas de Urubici
Durante a estadia em Urubici os jornalistas abrajeteanos puderam conhecer os mais diversos pontos turísticos que a charmosa cidade de Urubici e região da Serra Catarinense oferecem aos seus visitantes.
O primeiro ponto a ser visitado foi o Morro da Igreja, que fica no Parque Nacional São Joaquim. O local é considerado o mais alto da região Sul do Brasil, com 1822 metros acima do nível do mar. O mirante não é uma estrutura montada, mas sim um ponto alto, antes da entrada das instalações militares, que dá vista para uma série de cânions (a direita) e para a Pedra Furada (de frente) com aproximadamente 30 metros de circunferência, que é um grande atrativo turístico da região, assim como é possível visualizar uma série de montanhas ao redor. No Morro da Igreja tivemos também a oportunidade de conhecer as instalações da base do CINDACTA II, órgão do Ministério da Defesa responsável pelo controle do tráfego aéreo de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A instalação militar não é liberada a visitação turística. O Morro já chegou a registrar 17,8 graus negativos, no ano de 1986.
Cascata Véu de Noiva
Em seguida formos a outra atração muito bonita, a Cascata Véu de Noiva, cujo acesso fica ao longo da estrada que sobe o morro. A Cascata possui 62 metros de altura e a água escorre pelo paredão de pedras. Pessoalmente ela parece ser bem mais alta do que parece no registro fotográfico.
Morro do Campestre
Quem visitar a Urubici não pode deixar de conhecer o Morro do Campestre, também conhecido como Morro da Cruz, uma formação de arenito localizada 1380 metros acima do nível do mar, localizada nos altos da Serra do Campestre. A visitação custa R$ 10,00 por visitante para poder seguir adiante e subir o morro.
Cascata do Avencal
Seguindo pela rodovia em direção à cidade de São Joaquim há mais uma atração imperdível que merece ser visitada, a Cascata do Avencal, também conhecida com Cachoeira do Avencal. A Cascata tem 100 metros de queda livre e é extraordinária. Não há muito o que descrever, as imagens já dizem tudo. Devido ser uma área particular, para o visitante ter acesso as dependências é preciso pagar uma taxa de R$ 10 reais por pessoa.
Serra do Corvo Branco
Localizada na rodovia estadual SC-370, estrada que liga os municípios de Urubici e Grão-Pará, a Serra do Corvo Branco, tem o maior corte em rocha do Brasil, com 90m, proporcionando aos visitantes uma visão impressionante. No local ainda é possível comprar lembranças como nome do município e produtos da região, como mel de abelha.
Culinária
Em função de sua colonização europeia, o estado tem forte influência italiana, alemã, portuguesa, polonesa e açoriana. Toda essa mistura se reflete nos pratos típicos da região, que podem variar bastante dependendo do local. Receitas estrangeiras se misturaram e se transformaram em novos pratos, enquanto outras permaneceram tradicionais.
Passear pela gastronomia de Santa Catarina é apreciar suas peculiaridades e absorver um pouco da história e dos costumes do Sul. Sem dúvida, é uma experiência inesquecível e que você precisa conhecer. Nossa dica é o Restaurante Morro da Igreja, que além de uma alimentação de qualidade tem um preço bem acessível.
Hospedagem
A cidade de pouco mais de 12 mil habitantes tem uma estrutura arrojada no setor hoteleiro. São mais 300 pousadas e hotéis, que oferecem ao turista um bom descanso, como o Urubici Park Hotel, que fica no centro da cidade. Já para aqueles que preferirem um lugar mais afastado e em meio à tranquilidade da natureza, uma opção é que ele se hospede na Pousada Valle do Avancal, que fica cerca de 3km do centro.
Venha conhecer esse cantinho do Brasil que começa a despontar para o turismo.
Texto e Fotos: Wilson Soares – A Voz do Xingu