Search
Close this search box.

Vacinas contra a COVID-19 começam a ser enviadas para as aldeias do Xingu

Continua após a publicidade

As vacinas contra a COVID-19 que vão ser destinadas aos indígenas aldeados na região do Xingu, começaram a ser despachadas hoje pela manhã, 22/01, de Altamira, no sudoeste do Pará. Serão mais de 3500 doses, distribuídas a 84 aldeias da região, atendendo nesta primeira etapa mais de 4 mil indígenas.

O transporte das vacinas será feito pelo rio, atendendo primeiro as aldeias da região do médio Xingu e seguindo para as demais aldeias, conforme logística informada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Altamira.

Os imunizantes chegaram a Altamira na ultima terça-feira, 19/01. Segundo a direção da Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA, a intenção do governo do estado é vacinar nessa primeira etapa os profissionais da saúde que atuam na linha da frente, indígenas aldeados e idosos institucionalizados, conforme previsto no Plano Paraense de Vacinação Contra a Covid-19. Da carga de 173.240 doses desse primeiro carregamento de vacinas que chegou ao Pará, 48.680 são destinadas à população indígena.

Confira as fases da vacinação:

1ª Fase: Trabalhadores de saúde; pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas aldeados.

2ª Fase: Profissionais da segurança pública na ativa; idosos de 60 a 79 anos de idade; idosos a partir de 80 anos e povos e comunidades tradicionais quilombolas.

3ª Fase: Indivíduos que possuam comorbidades (doenças como diabetes, hipertensão e obesidade);

4ª Fase: Trabalhadores da educação; Forças Armadas; funcionários do sistema penitenciário; população privada de liberdade e pessoas com deficiência permanente severa.

A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *