O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou em suas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (1), que o Brasil vai receber, por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), um antiviral para reforçar o enfrentamento ao surto de Monkeypox, ou “varíola dos macacos”. Segundo ele, trata-se do medicamento Tecovirimat. Inicialmente, a medicação deverá ser utilizada nos casos mais graves.
Ações
Na última sexta-feira (29), o Ministério da Saúde realizou a primeira reunião do Centro de Operação de Emergências (COE) para elaboração do Plano de Contingência contra o surto de monkeypox no Brasil. De acordo com a pasta, o Centro funcionará ininterruptamente, de segunda a sexta-feira presencialmente e nos finais de semana de forma virtual ou presencial, se houver necessidade.
O objetivo do COE é promover resposta coordenada por meio da articulação e integração dos atores envolvidos com o tema.
“Precisamos aumentar o nível de alerta e de vigilância em nosso País. Para isso abrimos o COE”, declarou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a operação será coordenada pela pasta e conta também com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fiocruz.
Fonte: O Liberal