O vereador reeleito Alcibenis Torres Pontes (PSD), conhecido como Pacu; e o advogado Ivonaldo de Alencar Alves foram denunciados pelo Ministério Público do Pará por compra de votos na campanha eleitoral de Porto de Moz, município do sudoeste paraense.
De acordo com a denúncia ajuizada no último dia 9 pela promotora de Justiça Eleitoral da 82ª ZE, Juliana Freitas dos Reis, os acusados teriam promovido uma ação de campanha na Vila Maripy onde ambos foram filmados oferecendo dinheiro a um eleitor.
O juiz eleitoral Antônio Fernando de Carvalho Vilar recebeu a denúncia dando início a ação penal. Os réus têm prazo de 10 dias para se manifestarem.
O vídeo foi publicado nas redes sociais dias antes da eleição chegando ao conhecimento do Ministério Público. Vereador e advogado estiveram na casa do eleitor com a clara intensão de comprar o voto dele e de seus familiares, o que fica claro na filmagem feita por um parente do mesmo, que presenciou toda a atuação ilícita cometida pelos denunciados.
Para o Ministério Público “ficou clara a intenção de flagrar a conduta ilícita dos envolvidos, não restando dúvida quanto ao dolo dos agentes de obter votos, utilizando-se do poder econômico sobre menos favorecidos economicamente”, diz o texto da denúncia eleitoral.
A promotora Juliana Freitas dos Reis reforça em sua denúncia que “as mídias apresentadas são aptas a comprovar a conduta criminosa dos acusados, na medida que ofereceram vantagem para o eleitor em troca de voto para ganha a eleição, configurando de sobremaneira o crime eleitoral tipificado no artigo 299, caput, da Lei 4.737/1965 (Código Eleitoral).”
Fonte: Ascom/MPPA