Fotos encaminhadas à redação do Portal A Voz do Xingu mostram uma caminhonete da Secretaria de Saúde de Medicilândia, em situação precária e abandonada no travessão do km 95 norte, zona rural de Medicilândia.
Segundo uma vereadora que foi até o local verificar a situação, a caminhonete teria quebrado na última sexta-feira, 24, no momento em que iria socorrer uma gestante, que mora naquela localidade. Com o imprevisto, a paciente teve de esperar por mais duas horas até que um outro carro fosse disponibilizado pela Secretaria de Saúde.
“Estamos aqui no km 95 norte, onde ficamos sabendo que havia uma gestante com crise de hipertensão, precisando de cuidados para ser assistida na Unidade de Saúde de Medicilândia. E essa é a situação do carro que veio dar socorro a essa gestante. Pedimos aqui, encarecidamente que a gestão, inclusive o secretário de Saúde tome providências, quanto essa questão da frota do hospital. Nós já fizemos uma vistoria no ano passado nessa unidade, onde constatamos que a maioria dos veículos l está precisando de manutenção”, disse a vereadora Valdilene Carvalho Lambert (PSDB), em um vídeo gravado na manhã de sábado, no local onde o veículo quebrou.
Sobre a denúncia da parlamentar recebemos um posicionamento da Secretaria de Saúde de Medicilândia. A nota oficial na íntegra informa:
“A Secretaria Municipal de Saúde informa que assim que chegou a solicitação do atendimento a gestante, foi providenciado um veículo 4X4 tendo em vista a trafegabilidade durante o período chuvoso.
Durante o retorno do Km 95 Norte ao Hospital Municipal houve problemas mecânicos e outro veículo foi acionado para concluir o traslado da mesma.
Informamos que tudo ocorreu bem e o estado de saúde da gestante é estável.
Informamos ainda que disponibilizamos de outro veículo 4X4, mas que no momento estava em uma revisão na cidade de Altamira, que o mesmo é bastante utilizado no transporte de paciente para Itaituba-PA, e precisa de manutenção para oferecer o melhor aos pacientes.”
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu