O vídeo começou a circular nesta terça-feira, 10, nas redes sociais. Nele é possível ver as condições precárias e graves em que são transportados os alunos de uma escola, em Medicilândia, no sudoeste do Pará.
No vídeo é possível ver que os alunos, que moram na vicinal do Km 75 Norte, tentam se acomodar com podem. Só dentro da cabine do veículo são colocadas nove crianças. Já na carroceria é impossível contar o número de alunos, gerando muito incômodo e reclamação. Uma das alunas chega a questionar se vai caber todo mundo, mas uma mulher, que não dá para ser identificada no vídeo, reponde que cabe.
Segundo as informações que o Portal A Voz do Xingu apurou, essas crianças e adolescentes estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gaspar Viana, que fica no km 80, faixa da Rodovia Transamazônica, na comunidade Nova Fronteira. Veja abaixo o video:
De acordo com Warlas Fernandes, Secretário de Educação do Município de Medicilândia, esse transporte alternativo estaria sendo improvisado por conta própria do motorista devido as más condições da vicinal por causa das chuvas, na tentativa de fazer com que os alunos não perdessem a aula. Warlas afirma que os alunos daquela região geralmente são transportados em um ônibus, mas como a estrada está escorregadia, o motorista responsável teria optado em levar os alunos naquele carro. O Secretário acredita que assim que a chuva der uma trégua as estradas devem passar por recuperação, normalizando o transporte escolar.
Por: Wilson Soares e Valéria Furlan – A Voz do Xingu