Search
Close this search box.

VII Festival Canção da Transamazônica inicia nesta quinta, 18

'Altamira vai respirar música durante três dias', afirma Joelma Klaudia, da organização.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Continua após a publicidade

O VII Festival Canção da Transamazônica (Fecant) começa nesta quinta-feira, 18, em Altamira, na região do Xingu. Serão três dias de evento com competições e shows, com destaque à Vanessa da Mata, que será a atração nacional de encerramento do festival. Ao todo, 45 candidatos irão passar pelo palco do Fecant, disputando R$ 56 mil em prêmios. O festival será realizado em formato presencial, com público restrito a 650 pessoas, e transmissão ao vivo pelo canal do Festival Canção da Transamazônica no Youtube, sempre a partir das 20 horas.

Altamira respira música durante o Fecant nesses dias 18, 19 e 20 de novembro. São quase 300 pessoas trabalhando na realização do festival e a chegada de músicos e turistas, vindos de vários cantos do país, já lotam hotéis e enchem as ruas da cidade. “O Fecant é um dos maiores festivais do estado e o maior festival do interior paraense”, celebra a coordenadora do evento, Joelma Klaudia.

“A cidade está em polvorosa. Nas esquinas e também nas redes sociais as pessoas perguntam como conseguir ingresso. E a expectativa para a live e a transmissão por uma tevê local é bater recorde de audiência”, descreve. A distribuição dos ingressos é gratuita e acontece nas manhãs desta quinta, sexta e sábado, das 9 às 12 horas, na Casa da Memória, local em que acontecerá o festival. Somente receberá ingresso quem comprovar ter recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19.

O festival abre com o Fecant Kids, competição de 15 intérpretes com idade até 17 anos, que moram em Altamira e Volta Grande do Xingu e que foram selecionados pelo público na internet. Entre os candidatos está Maria Eduarda, de 14 anos, que venceu a primeira edição do Fecant Kids, em julho passado. A noite contará com show da banda paraense de rock alternativo Paralelo Onze.

Na sexta, 19, será o Fecant Regional com 15 canções inéditas de artistas da região da Transamazônica selecionadas pelo júri do festival. Na disputa estão artistas de Altamira, Marabá, Senador José Porfírio, Pacajá e Uruará. Entre os concorrentes estão vencedores de edições anteriores, como Clauber Martins, de Marabá, que levou o 1º lugar e o Prêmio Átila Milhomen na 6ª edição, em 2020, e voltará nesta edição com “Brasil baião”.

Ainda, Geizon Soares Campos, vencedor do Átila Milhomen na 5a edição, em 2019, e Derley, 2º lugar na competição adulta de julho, que levarão “Fera do Xingu e “Análise”, respectivamente. Enquanto Maria Eduarda, voltará ao palco no segundo dia do VII Fecant para cantar “Mais uma Boca”, parceria dela com Marciano Coutinho e Danilo Braga. A noite terminará com show da dupla Ney.com e Jéssica Lins, de Altamira.

E no sábado, 20, será o Fecant Nacional com 15 músicas de artistas de outras regiões do Pará e do Brasil, selecionadas pelo júri. Entre os candidatos estão os três primeiros colocados da 6ª edição, Naieme, Pedrinho Callado e Márcio Farias, que voltarão ao Fecant para defender as canções “Iagô”, “Ah! Nauê Boi-Bumbá” e “Folia Das Ondas”, nessa ordem. Além deles, está Lena Garcia, que interpretou com Clauber a canção campeã do VI Fecant Regional. O Fecant tem concorrentes de Belém, Ananindeua, Imperatriz (MA), Maceió (AL), Londrina (PR), Macapá (AP) e Três Rios (RJ).

O Fecant tem o patrocínio é da Norte Energia. Apoio da Lei Semear por meio do Governo do Estado do Pará através da Fundação Cultural do Pará (FCP), e da Prefeitura Municipal de Altamira.

Fonte: O Liberal

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *