O turismo na região do Xingu, no sudoeste do Pará, continua em ascensão, com destaque cada vez maior para a pesca esportiva. Na terça-feira, 18 de fevereiro, a equipe da Secretaria de Turismo de Vitória do Xingu (Semtur) se reuniu com guias e representantes do setor pesqueiro para discutir regulamentações e estratégias para fortalecer essa atividade, que promete se consolidar como uma das principais fontes de emprego e renda para o município.
“Convidamos os condutores e os entusiastas da pesca esportiva para conversar sobre as regulamentações e o torneio de tucunaré, previsto para acontecer em 2025”, afirmou Francisco Júnior, secretário de Turismo de Vitória do Xingu.
Durante o encontro, foram debatidas diversas estratégias de incentivo ao setor, incluindo o apoio da secretaria aos pescadores, além de cursos de capacitação e orientações sobre a criação de conteúdo para redes sociais. “Queremos oferecer capacitação aos condutores para que eles possam aprimorar suas habilidades e oferecer um atendimento de qualidade aos turistas que visitam Vitória do Xingu para a pesca esportiva”, explicou Júnior.
A cidade de Vitória do Xingu é banhada pelo Rio Tucuruí e, em seu território, também passa o Rio Xingu, considerado um dos mais importantes do estado do Pará. Nessas águas, é possível pescar espécies como tucunaré, bicuda, surubim, pirarara, entre outras.
Com a intenção de preservar essas espécies, a Semtur planeja ações de conscientização sobre a prática do “pesque e solte”, onde o peixe é capturado, fotografado e devolvido imediatamente à água. “Na reunião de hoje, também discutimos a importância da sensibilização e preservação ambiental, pois o condutor desempenha um papel fundamental nesse processo da pesca esportiva em Vitória do Xingu”, concluiu o secretário.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu (com informações da TV Vitória)






















