“Graças a Deus, deu tudo certo, e estou aqui incorporando hoje nesse Batalhão que é bacana e a minha vontade é crescer aqui e quem sabe futuramente ser um sargento, um tenente, subtenente. Tô feliz, minha família tá toda aqui do meu lado me dando apoio e é muito importante pra mim”, confidenciou o jovem de Vitória do Xingu, Maksoel Dias Santos, que trouxe toda sua família para prestigiar sua incorporação no Exército Brasileiro.
Na manhã desta segunda-feira, 02 de março, o 51º Batalhão de Infantaria de Selva – 51º BIS, “Batalhão Sentinela do Xingu”, realizou a formatura de incorporação de 188 jovens oriundos de Altamira e municípios vizinhos, que a partir de agora passaram a compor às fileiras do Exército Brasileiro para o serviço militar obrigatório.
A cerimônia, presidida pelo Comandante do Batalhão, Ten. Cel. Alexandre Baretta, iniciou com a entrada dos novos integrantes pelo Portão das Armas e, na sequência, a formatura no pátio do Batalhão, que contou com mais de mil pessoas entre os militares, familiares e convidados. “Hoje estamos incorporando 188 jovens de Altamira e cidades vizinhas e isso representa a renovação do nosso efetivo. Representa o dever e o direito que esse militar, que esse cidadão tem de defender, de trabalhar por sua pátria”, adiantou o comandante Baretta.
O conscrito Bruno Silva, trouxe o pai e mãe para prestigiar esse momento único na sua vida. “Espero aprender muito esse ano e pode engajar nos outros anos também e fazer assim do quartel a minha casa”, disse o mais novo militar do 51º Bis. Sua mãe não escondia a emoção. “Pra mim é muito gratificante. É o meu primeiro filho que está engajando aqui. Pra mim é muita emoção”, disse emocionada, dona Maria Irismar, mãe de Bruno.
Para o jovem altamirense William Alves, a sua incorporação no 51º BIS significa um sonho que esta se tornando realidade. “Pra mim isso representa uma grande honra, uma grande conquista que eu consegui de ingressar no Exército, sempre foi meu objetivo desde criança. Foi um sonho que estou realizando agora, e é um momento de muita alegria’, disse o jovem.
Após a formatura, os familiares conheceram as companhias da organização militar, onde os recrutas ficarão alojados, bem como realizaram uma breve visita às demais instalações do Batalhão Sentinela do Xingu. ”A gente tem o objetivo de capacitar de forma a entrega-lo para sociedade em melhores condições. Então ao longo do ano, além das instruções militares eles também receberão cursos civis que os habilitarão e facilitará também o retorno deles ao mercado de trabalho” concluiu o comandante do 51º BIS, Ten. Cel. Baretta.
Ao todo o 51º Batalhão de Infantaria de Selva tem hoje um efetivo de 753 militares.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu
Fotos: Wilson Soares