No início da noite, atendendo solicitação da empresa em apoio ao Hospital Regional da Transamazônica, militares do 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS) auxiliaram no resgate da carreta, que apresentava pane mecânica. O veículo também estava com dificuldades para transitar em trechos íngremes e acidentados da rota alternativa utilizada após a interrupção da BR-230. A rodovia principal está interditada desde o dia 2 de abril, após queda do asfalto.
A estrada, nas proximidades da Usina Belo Monte, vem sendo usada para o desvio do fluxo de veículos devido ao incidente ocorrido na BR-230 na última sexta-feira, 02/04, que interrompeu o fluxo de veículos na altura do quilômetro 45 da rodovia. Uma equipe da Brigada de Emergência da Norte Energia foi enviada até o local para dar suporte aos motoristas da carreta, com água e alimentação.
Uma equipe do 51º BIS, composta por dez militares, solucionou as panes mecânicas da carreta e a rebocou até o destino. A ação restabeleceu o fornecimento de oxigênio no hospital de Altamira ainda na madrugada do dia 4 de abril.
Além das equipes do 51º BIS e da Norte Energia, a ação recebeu o auxílio de viaturas da Polícia Militar e de tratores de produtores rurais locais.
O resgate da carreta, que ocorreu no contexto da Operação COVID-19, foi fundamental para a manutenção dos estoques de oxigênio que atendem os pacientes da região do Xingu, acometidos pelo coronavírus.
Por: Redação Integrada
Fonte: Setor de Comunicação do 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS) e Assessoria de Comunicação da Norte Energia