Fumaça vulcão caribenho La Soufriere, que entrou em erupção desde a última sexta-feira (9), saiu da ilha de São Vicente e já pode ser vista até o Pará.
A fuligem ocasionada pela erupção já chegou à África e também a diversos pontos das Américas, incluindo o Norte do Brasil. Os gases cinzentos foram verificados nos estados do Amapá, Roraima, Amazonas e Pará.
O registro do gás, dióxido de enxofre vulcânico, sobre a região Norte foi feito pelo sensor Tropospheric Monitoring Instrument (TROPOMI), equipamento está a bordo do satélite Sentinel 5 Precursor, parte do programa europeu Copernicus, que faz observação da Terra, segundo o MetSul.
Inativo por décadas, o vulcão La Soufriere, ao entrar em erupção na sexta-feira, fez com que cerca de 16 mil pessoas tivessem que deixar suas casas.
Apesar da grandiosidade do evento, da enorme massa de gases, segundo o MetSul, as cinzas estão a até 16 quilômetros de altura e, nessa altitude, não coloca em risco as pessoas na superfície da Terra, a não ser que estejam ao alcance imediato dos gases em menor altitude, ou seja, próximo ao local de erupção.
Apesar de o desastre se somar à pandemia de coronavírus na ilha de São Vicente, não há registros de feridos até o momento.
Fonte: Época