Com o reforço do sistema de saúde da rede estadual em leitos clínicos e de UTI para o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o Pará começa a mostrar resultados positivos após Belém e região metropolitana aderirem ao lockdown, no último mês de março.
De acordo com o balanço divulgado pela Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Pará, que chegou a registrar quase 90% de taxa de ocupação de leitos clínicos para a covid-19, apresentou nesta segunda-feira (19), 53% de ocupação de leitos dedicados aos casos leves e moderados da covid-19.
Quanto aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a atual taxa de ocupação é de 80% para casos graves da doença no estado após o Pará atingir números próximos a 90% de ocupação.
No boletim divulgado hoje pela Sespa, foram registrados 38 óbitos e somados as 81 mortes subnotificadas pelas prefeituras do interior do estado, o Pará alcançou a marca de 12.019 óbitos decorrentes pelo coronavírus.
Em caso de novos casos de covid-19, o Pará registrou hoje 285 novos registros e com isso, o estado chega a 452.979 registros positivos do coronavírus desde o início da pandemia.
Os dados mostram que o estado vem avançando no combate a pandemia, pois o Pará é o segundo estado que vem crescendo no número de aplicação de doses da vacina contra a covid-19 desde o inicio da campanha de vacinação para grupos prioritários.