Menu

Polícia Ambiental apreende tartarugas e equipamentos de pesca utilizados ilegalmente no Rio Xingu/PA

Continua após a publicidade

Uma ação de fiscalização em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-BIO) e o Batalhão de Policiamento Ambiental, na região do Tabuleiro do Embaubal, que fica no Rio Xingu, entre os municípios de Senador José Porfírio e Vitória do Xingu, no sudoeste paraense, resultou na apreensão de 14 tartarugas, além de equipamentos de pesca como malhadeira e voadeira, que são utilizados para a captura dos quelônios.

Entre as tartarugas encontradas pela equipe de fiscalização, duas já estavam mortas e foram incineradas, já as outras foram devolvidas ao rio Xingu.

Durante a ação de fiscalização, dois homens que eram os responsáveis pela captura ilegal dos quelônios foram conduzidos pelos policiais para Delegacia de Polícia Civil de Vitória do Xingu, onde foi aberto um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Eles foram identificados como Daniel Barbosa Viana e João Batista Ramos. Segundo autoridade policial que apura o crime ambiental, os dois irão responder processo em liberdade. “Nessa época de reprodução, as fiscalizações no local dobram e o povo tem que se conscientizar que é crime, pescar os quelônios, tirar os ovos. Eles vão responder perante a justiça”, enfatizou o investigador de Polícia Civil de Vitória do Xingu, Leonel Baía.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu (Com informações da TV Vitória – Record TV)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.