A equipe do Procon estadual e o Procon de Altamira realizaram na manhã de sexta-feira, 15 de outubro, uma operação conjunta de fiscalização em estabelecimentos comerciais da cidade, como postos de combustíveis, farmácias e supermercados. O objetivo é garantir que o consumidor esteja, de fato, recebendo aquilo que está pagando, tanto em qualidade como na quantidade que compra.
O primeiro ponto de parada da equipe foi em um posto de combustível localizado no bairro Brasília. Lá, as equipes verificaram a regularidade das bombas, com o teste de volumetria, que garante que a quantidade vendida seja a mesma que foi paga. Eles também fizeram testes para aferir a qualidade da gasolina. Na oportunidade, os agentes iam mostrando as técnicas de fiscalização para a equipe do Procon Altamira, treinando-a para uma maior eficiência em seu trabalho.
Os técnicos do Procon colocam em um frasco de 100 ml metade de gasolina e os outros 50 ml de água, e após misturar manualmente, identificar a qualidade do combustível, sabendo que o limite de álcool permitido é de até 64 ml, o que não aconteceu no posto fiscalizado, e ainda que pequena, foi encontrado mais álcool que o previsto em lei.
A coordenadora do Procon em Altamira, Cilene Brito, informou que o procedimento pode ser feito por qualquer cidadão, antes ou após a aquisição do produto.
“O consumidor pode solicitar que o local faça os testes, que é obrigado a realizar, para verificar se de fato está sendo entregue ao consumidor o que foi pago. Caso tenha a dúvida, mas não saiba como proceder, é só nos acionar que nós iremos ajudar“.
As equipes ainda realizaram fiscalização em uma farmácia da cidade e também, em um supermercado. O principal objetivo é identificar prática de preços abusivos, falta de informações de valores e também, de origem do produto.
Fonte: Ascom/PMA