Search
Close this search box.

‘Como fazer currículo pelo celular’ é tema frequente no Google; confira dicas

Nova modalidade no mercado, o vídeo currículo já tem sido utilizado pelas empresas que desejam recrutar novos profissionais

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Continua após a publicidade

Embora o desemprego no Brasil esteja caindo – teve o menor resultado desde 2016 no trimestre encerrado em fevereiro deste ano, de 11,2% – muitos trabalhadores ainda não têm garantido um espaço no mercado de trabalho. Segundo um levantamento do Google, as buscas por “como fazer currículo pelo celular” cresceram 270% no ano passado em comparação com 2017. Isso significa que, em cinco anos, as buscas pelo tema quase se quadruplicaram no Google no Brasil.

Ainda de acordo com a empresa, “como fazer um currículo” é a pergunta mais buscada dentro da categoria de empregos e educação nos últimos doze meses – inclusive, é a 17ª pergunta mais feita pelos brasileiros na categoria “como fazer” desde 2004. Se as receitas forem desconsideradas, é a 3ª pergunta mais feita. No último ano, os cinco Estados com maior interesse na frase “como fazer currículo” são Maranhão, Tocantins, Pará, Amazonas e Piauí

Além disso, “como fazer currículo pelo celular” é a variação da primeira pergunta mais pesquisada pelos brasileiros no período. Isso porque o acesso à internet no Brasil é cada vez maior pelo celular, o que traz a necessidade de adaptar o currículo para esse formato. Os brasileiros também têm grande interesse em saber como se faz um currículo pelo celular em PDF grátis – as buscas aumentaram 2.000% nos últimos doze meses, mostra o Google. E há ainda o interesse em saber informações sobre currículo para o primeiro emprego – as buscas aumentaram 1.300% no mesmo período.

Especialista dá dicas de como se adaptar

Para viver e trabalhar no ambiente tecnológico de hoje, os trabalhadores precisam se adaptar. O publicitário Hans Costa, que é coordenador adjunto de comunicação da Universidade da Amazônia (Unama), além de mestre em comunicação e doutorando em ciências da comunicação, explica que o advento das novas tecnologias de comunicação e o avanço da internet faz com que, cada vez mais, as empresas se insiram no contexto digital. Ao fazerem isso, novas ferramentas e oportunidades vão surgindo no mercado.

Entre essas ferramentas, ele destaca o vídeo currículo, que pode ser feito pelo celular. “Ele ganha cada vez mais espaço, está se tornando mais relevante nesse ambiente empresarial, porque ele é dinâmico. Então a pessoa, em poucos segundos, consegue se apresentar e dar um panorama geral das competências e habilidades que ela possui para ocupar um cargo. Os setores de recrutamento e seleção das empresas estão optando por utilizar esse vídeo currículo justamente porque é uma ferramenta dinâmica. Aquele documento, que a gente enviava impresso antigamente, se torna impessoal. A pessoa coloca, escreve um texto e explica quem é. E muitas vezes o recrutador perdia muito tempo fazendo essa análise. Hoje a gente manda currículo de trinta ou sessenta segundos, é um tempo que se ganha durante esse processo. E o mais importante: a pessoa consegue se apresentar e a gente consegue pegar traços desse comportamento do profissional”, opina.

A sugestão do especialista para o candidato que vai tentar uma vaga e quer aproveitar para usar o vídeo currículo é que, antes de começar a gravar, ele construa um roteiro do que vai falar durante a apresentação. Nesse roteiro deve conter sua formação profissional, quais cursos possui, quais são as competências e habilidades e os pontos fortes para acessar a vaga. Um ponto importante, segundo Hans, é que o candidato crie um vídeo diferente para cada vaga a que ele se candidatar, construindo uma narrativa específica para aquela vaga.

“Muitas vezes o candidato cria um vídeo genérico e pode enviar para as empresas, mas o que nós aconselhamos é que para cada vaga específica ele construa esse currículo específico, pensando na posição a qual ele está concorrendo. No que tange às empresas, cada vez mais elas devem investir nesse vídeo currículo porque otimiza o tempo e também conseguem ter um panorama e conhecer de maneira bem dinâmica quem é aquele candidato que está buscando se inserir dentro da instituição”.

Outra dica do publicitário é que as empresas que querem selecionar pessoas mais engajadas devem se fazer presente no ambiente virtual. Um exemplo de mídia social voltada para o mercado de trabalho é o próprio LinkedIn, mas há também o “Peixe Trinta”, diz Hans, que é uma ferramenta nova, que está sendo utilizada justamente para fazer essa seleção de pessoas em que elas gravam vídeos e podem se apresentar durante trinta segundos. Ele afirma que muitas empresas já estão se fazendo presentes nesse ambiente virtual específico para a área corporativa, onde é possível recrutar e selecionar candidatos dentro das mídias sociais.

Assuntos pesquisados junto com “currículo”, ou seja, quem pesquisa por “currículo” quer:

– Encontrar um modelo/template de CV
– Saber o que colocar no CV para o primeiro emprego
– Descobrir como ter um CV em PDF
– Ler dicas para as seções “sobre mim”, “habilidades” e “objetivo profissional”
– Ver uma referência de “currículo perfeito”

Versões da frase “como fazer currículo” que mais cresceram no período:

– Como fazer currículo pelo celular em pdf grátis?: 2.000%
– Como fazer currículo pelo celular e mandar por e-mail?: 300%
– Como fazer um currículo pelo celular em pdf?: 150%
– Como fazer currículo pelo celular grátis?: 130%
– Como enviar currículo em pdf pelo celular?: 120%
– Como fazer um currículo bem feito?: 110%
– Como fazer um currículo bem elaborado?: 110%
– Como fazer um currículo exemplo?: 80%
– O que colocar no objetivo do currículo para primeiro emprego?: 70%
– Como fazer currículo em pdf?: 60%

Versões da frase “para currículo” que mais cresceram no período:

– Descrição sobre mim para currículo primeiro emprego: 1.300%
– Frases para colocar no currículo quando não tem experiência profissional: 550%
– Interesses pessoais frases para currículo: 400%
– Resumo sobre mim para currículo: 300%
– Qualidades para colocar no currículo: 200%
– Informações adicionais prontas para currículo: 160%
– Objetivo profissional pronto para currículo: 140%
– Descrição sobre mim para currículo: 110%
– Perfil profissional pronto para currículo: 80%
– Habilidades para currículo primeiro emprego: 80%
– Habilidades para currículo: 60%
– Objetivo profissional para currículo: 50%
– Competências para currículo: 50%

Fonte: O Liberal com informações do Google

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *