Criar objetos com chocolate é uma arte que até mesmo grandes confeiteiros têm dificuldade para dominar, mas isso não foi um problema para o artista culinário e chef de cozinha, Abner Ivan de Limeira, que veio de São Paulo, para participar do 1º Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Transamazônica, organizado pela prefeitura de Altamira em parceria com o governo do Estado.
O artista de renome internacional começou ainda na quinta-feira, 30 de junho, a esculpir um indígena em chocolate. Durante o período de fabricação da escultura atraiu a atenção de milhares de pessoas que passam pelo stand do Ateliê do Chocolate.
Depois de quatro dias com a mão na massa, finalmente a obra de arte que muito bem representa o Xingu e o Cacau, foi apresentada ao público do Chocolat Xingu 2022.
Talvez esse seja um dos motivos pelo qual a maioria das pessoas fica impressionada com a escultura cuidadosamente elaborada com 100 quilos de puro chocolate.
Após ser apresentada aos visitantes, o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, resolveu doar a escultura indígena para Apae Altamira, para que a entidade possa leiloar no XXI Forró Apaixonado, que a Apae vai realizar no próximo dia 10 de julho, e assim arrecadar fundos para ajudar a manter a entidade.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu