Duas mulheres foram presas em flagrante em Castanhal, no nordeste do Pará, por furtar energia elétrica. Elas foram flagradas na sexta-feira (12) quando a polícia verificou fraudes nos medidores de energia de suas residências.
A Polícia Civil confirmou neste sábado (13) que elas ficaram presas pelo “crime de estelionato de energia elétrica e estão à disposição da justiça”.
A investigação apontou que a maior parte do consumo de energia não era registrado por causa da fraude nos medidores. A Equatorial Pará, concessionária de energia no estado, informou que ainda vai contabilizar o valor desviado. Não foi informado há quanto tempo ocorria o desvio de luz.
Furtar energia é crime e a pena pode chegar até oito anos de reclusão. Fazer gatos ou fraudes no medidor pode ainda prejudicar o fornecimento de energia de toda a comunidade próxima, além de ser perigoso.
Quem verificar casos de furtos de energia pode denunciar para a concessionária que vai verificar a situação. Os canais de atendimento são pela Central telefônica – 0800 091 0196, pelo site ou direto nas agências. É possível denunciar também pelo disque-denúncia da Polícia Civil de forma anônima pelo – 181.
Fonte: G1 Pará