Dois garimpeiros, que não tiveram a identidade informada, foram presos nesta sexta-feira (17) por furto de energia elétrica em Cachoeria do Piriá, nordeste do estado. Na mesma ação, que teve início ainda na quinta-feira (16), duas serrarias e dez garimpos ilegais de ouro foram desmobilizados. Quatro transformadores, quinze postes e mil metros de rede trifásica foram apreendidos.
A operação foi deflagrada pelo Departamento de Operações Especiais (Dioe) da Polícia Civil, em conjunto com a Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC) e Equatorial Energia Pará.
As investigações apontam que cerca de 80.000 kWh foram desviados, o suficiente para abastecer seiscentas e sessenta residências. Os criminosos foram levados pela polícia até a delegacia onde prestaram depoimentos e em seguida autuados por crimes ambientais e furto de energia elétrica.
Como denunciar?
Furtar energia é crime, passível de pena que pode chegar até oito anos de prisão. A prática também coloca a vida da população em risco e prejudica o fornecimento de energia, podendo ocasionar interrupções nas localidades.
A população pode denunciar pelo disque denúncia da Polícia Civil 181 e também direto para a Equatorial Pará, no telefone 0800 091 0196, pelo site da Equatorial Energia ou presencialmente nas agências.