Search
Close this search box.

FITA 2023 é aberta ao público com apresentações culturais e ao som do boi bumbá do Arraial do Pavulagem

A Feira Internacional de Turismo da Amazônia tem como tema “Turismo e Bioeconomia, um novo paradigma para a Amazônia", começou nesta quinta-feira (15) e segue até domingo (18) no Hangar -Convenções e Feiras, em Belém (PA)

O grupo Belém Arraial do Pavulagem, que representa a sonoridade de Belém na quadra junina, percorreu a feira ao lado de autoridades e encantou o público e a mídia especializada.
O grupo Belém Arraial do Pavulagem, que representa a sonoridade de Belém na quadra junina, percorreu a feira ao lado de autoridades e encantou o público e a mídia especializada.
Continua após a publicidade

Ao som do boi bumbá, herança musical do Maranhão adotada aqui no Pará pelos idealizadores do Instituto Arraial do Pavulagem, com  apresentações culturais, palestras e muito mais, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), abriu na noite desta quinta-feira, 15,  a programação da 11ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA).  O evento segue até domingo (18(, no Hangar – Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém, com tema “Turismo e Bioeconomia, um novo paradigma para a Amazônia” e a missão de apontar tendências na busca por soluções para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

A cerimônia de abertura da FITA 2023 contou com a presença de autoridades públicas, representantes da sociedade civil organizada e do  trade turístico, além de visitantes e da mídia especializada, que acompanham a programação formada por expositores e palestrantes que integram a maior feira da Amazônia brasileira e internacional enquanto discutem propostas e soluções sobre o turismo na Região Norte.

A FITA tem sido o maior evento turístico internacional na região amazônica, reunindo outros estados brasileiros e representantes de países vizinhos. A feira reúne vários agentes da área de turismo, que expõem seus produtos e constroem parcerias, entre as quais as que unem, com um mesmo propósito, jornalistas que divulgam o turismo, órgãos oficiais de turismo de todo país, hotelaria, operadores de turismo, empresas de transporte aéreo, rodoviário, fluvial e marítimo e diversos setores dos órgãos.

Foto: Visit Amazônia

O secretário de Estado de Turismo do Pará, Eduardo Costa, falou da vasta programação que espera o público até domingo (18), a exemplo do Encontro de Devoção Mariana, que fortalece o turismo religioso em Belém, Encontro de Guias de Turismo, da celebração dos 50 anos da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), entre outros.  Destacou ainda a parte da gastronomia em exposição na FITA, que terá um  torneio de queijos e o vencedor vai representar o Pará este ano na Expo Queijos, em Araxá (MG).

Para o titular da SETUR, o diferencial desta 11ª edição da FITA é a temática escolhida: Turismo e Bioeconomia, um novo paradigma para a Amazônia, que vem ao encontro do momento histórico vivenciado pelo Pará, ao ser escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sediar a COP30 – 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – a COP 30 em Belém, em 2025.

Foto: Visit Amazônia

“A COP 30 foi um anúncio que estimulou boas perspectivas de crescimento do turismo e  opções de investimentos em vários setores do turismo.  Eu acredito que será um divisor de águas para Belém”, afirmou Eduardo Costa, em entrevista aos veículos associados da ABRAJET Pará, ao lembrar que a Feira Internacional de Turismo da Amazônia não está promovendo somente o desenvolvimento ambiental, mas também o desenvolvimento social e econômico da Amazônia, por meio do turismo”, comemorou.

Belém na FITA – Para o Presidente da Empresa Estadual de  do Amazonas(Amazonastur), Gustavo Sampaio, Belém vem ganhando um destaque merecido a nível nacional e internacional, e que deve ser diário nos próximos anos, com grandes eventos de renome internacional.

“Esses são importantes eventos que movimentam toda a cadeia do turismo, setor hoteleiro, comércio, serviços, os autônomos. Muita gente leva o seu sustento desses eventos”, afirmou o gestor da Amazonastour.

Foto: Visit Amazônia

“Parabenizo o estado do Pará, o Governo do Estado do Pará, por essa grande iniciativa. É muito orgulho para o estado do Amazonas estar aqui mais uma vez nesse evento”, afirmou.

Visit Altamira – 10 motivos para conhecer o maior município do Brasil

Foto: Visit Amazônia

Entre os mais de 100 estandes expositores  está o de Altamira, município do sudoeste do Pará, representado pela Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR). Eliana Couto secretária de turismo, levou para o evento folders com a marca Visit Altamira e um catálogo trade, informativo os “10 Motivos para visitar Altamira”, juntamente com vídeo promocional e, claro, brindes promocionais das principais marcas do chocolate produzido com cacau genuinamente na Região Turística Xingu, que tem Medicilândia como o maior produtor de cacau e Altamira entre os seis maiores produtores. Parte do material foi produzido em parceria com  a Norte Energia, empresa privada concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, que apoia o desenvolvimento sustentável  do turismo na região do Xingu e Transamazônica.

Eliana ressaltou que, de 15 a 18 de junho, além de estar presente na FITA 2023, Altamira também é realizadora do Chocolat Xingu 2023, evento associado ao Festival Internacional de Chocolate e Cacau, que é realizado em vários estados brasileiros e em Portugal. 

“O município de Altamira se posicionou como destino prioritário nas regiões do Xingu e Transamazônica, ao sediar, pela segunda vez, o Festival Chocolat Xingu. Também se coloca na vitrine da 11a. FITA como destino de pesca esportiva, de turismo de natureza, aventura, turismo rural e de sustentabilidade. Ao nos unirmos aos profissionais que realizam esses dois grandes eventos, colocamos Altamira na prateleira de agentes de viagem nacionais e internacionais que cada vez mais despertam interesse para a Amazônia e Altamira, maior município do Brasil, terceiro maior do mundo, é a Amazônia”, afirmou sobre Altamira,  guardião de Belo Monte, a maior hidrelétrica 100% brasileira, que fornece energia para quase todo o Brasil.

Foto: Visit Amazônia

Macapá na FITA – Um dos visitantes da feira foi o empresário André Torres, de Macapá. André é proprietário da Voo Turismo de Macapá  e ressaltou que sua vinda teve como objetivo conectar-se com os seus fornecedores e parceiros de Belém, além de conhecer as novidades da região para levar para os seus clientes.

 “É muito importante a realização desse evento na Amazônia, pois é comum que eles ocorram somente no centro-oeste e sudeste, e ter um evento desse tamanho é muito importante para desenvolver o turismo no Norte e para conectar as pessoas da nossa região, que tem muito para ser explorada e desenvolvida, utilizando-se de seus grandes atrativos, sendo esse um dos objetivos da feira, mostrar os potenciais da região para o Brasil e para o mundo”, ressaltou.

Texto: Michele Lobo – especial para o Visit Amazônia e Abrajet Pará

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *