Search
Close this search box.

Governo do Pará confirma 16 concursos e cinco mil vagas em 2024

Concursos públicos estaduais representam melhor atendimento aos paraenses e sonho profissional de milhares de jovens Foto: Divulgação
Concursos públicos estaduais representam melhor atendimento aos paraenses e sonho profissional de milhares de jovens Foto: Divulgação
Continua após a publicidade

O Governo do Pará, como forma de investir no aumento da qualidade do serviço público ofertado, lançou de 2019 até este ano, 19 concursos visando a contratação efetiva nas mais diversas áreas. Neste mesmo período, já foram nomeados cerca de 11,5 mil novos servidores. E a previsão, para o ano de 2024, é que haja a abertura de mais de cinco mil vagas em pelo menos 16 certames.

Mais recentemente, a vice-governadora Hana Ghassan Tuma anunciou a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), do dia 25 de outubro, do edital do concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), com a oferta 1.943 vagas, mais cadastro reserva para Curso de Formação de Praças (CFP) e Curso de Formação de Oficiais (CFO). São 120 vagas para oficiais e 1.823 vagas para formação de praças.

“Este ano, o Estado já lançou concursos públicos para a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), Sespa, PM-PA e agora o grande certame para o CBM-PA. Para o próximo ano já temos previstos, até o momento, 16 concursos com mais de cinco mil vagas e mais cadastro reserva, para as mais diversas áreas do Estado, como Segurança Pública, Saúde, Educação e Administrativa”, explica Elieth de Fátima Braga, secretária de Planejamento e Administração do Estado (Seplad).

No último dia 1º de outubro, a Procuradoria Geral do Estado do Pará (PGE/PA) realizou a primeira fase do concurso para a instituição, com 2.505 candidatos disputando nove vagas de ampla concorrência, uma para Pessoa com Deficiência (PcD) e cadastro de reserva. A segunda fase será nos dias 28 e 29 ainda deste mês, momento em que os inscritos terão de fazer uma prova escrita discursiva/dissertativa. As provas escritas, de natureza prática, ocorrerão nos dias 6 e 7 de janeiro de 2024, seguida pela avaliação de títulos, com data ainda não prevista.

Em 24 de setembro foi a vez de 40 mil candidatos passarem pelo exame de seleção da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), que abriu 315 vagas, mais cadastro de reserva, para cargos como analista de sistemas, enfermeiro e fisioterapeuta.

Agora para o mês de dezembro, dias 10 e 17, será realizado um concurso para a Polícia Militar do Estado do Pará (PM-PA) com mais de quatro mil vagas, e aplicação das provas nas cidades de Belém, Santarém, Marabá, Altamira, Redenção e Itaituba. Por conta da lei estadual 10.028/2023, sancionada em setembro, os inscritos podem ter graduação em qualquer área e diploma expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) – antes o ingresso era restrito aos que tinham Bacharelado em Direito.

Para além do incremento no funcionamento da máquina pública, o concurso também muda para melhor a vida daqueles que têm a chance de ingressar em um órgão estadual de forma efetiva. Foi o caso da defensora pública Juliana Góes Rocha, nomeada há pouco mais de um ano. Ela conta que passou a estudar com afinco em 2020, principalmente nos tempos de isolamento exigido pela pandemia da Covid-19.

“Tudo mudou na minha vida. Mudei de município, fui trilhar um novo caminho, viver outra realidade. Passei a ter outra visão de mundo, aprendi muitas coisas novas, trabalhei muito e tento, a cada dia, aprender pra continuar exercendo a função tão desafiadora que tem o defensor público”, relata.

Por sua vez, Júlio Marques ainda está na busca de uma aprovação e presta concurso público há quatro anos. As garantias, o reconhecimento e a estabilidade, além da sensação de estar auxiliando de alguma forma na prestação de serviços à sociedade, são o atrativos que interessam o candidato. “A vida pode mudar para melhor, pois é uma oportunidade para alcançar carreiras valorizadas e que valorizam o trabalhador, dignificando enquanto ele labora”, finaliza.

Fonte: Diário do Pará

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *