A decisão de aumentar o horário de funcionamento da balsa que faz a travessia de Altamira ao Porto da Gleba Assurini, no outro lado do rio Xingu foi motivada pelo aumento, nos últimos anos, do número de veículos, passageiros e da quantidade de produtos que dependem diariamente do transporte fluvial.
Diante da necessidade de melhorar o atendimento aos usuários, agricultores e empresários do agronegócio da região procuraram a Câmara Municipal de Altamira e protocolaram um abaixo-assinado com um pedido para que o Poder Legislativo mediasse uma solicitação por melhorias. O dono da empresa Rodonave, responsável pela balsa, resolveu acatar as sugestões. O pedido inicial era para que o transporte fluvial funcionasse até as 22 horas e que fosse melhorada a estrutura disponibilizada pela balsa, como a limpeza dos banheiros.
Nesta segunda-feira, 22, os usuários foram informados pelo proprietário, que a partir do dia 01 de agosto, a balsa passará a fazer duas viagens extras, sendo mais uma ida de Altamira para o Assurini às 19h30min com um retorno às 20h30min. Em relação aos banheiros, o proprietário pediu um prazo de 45 dias para resolver o problema. Ainda de acordo com o responsável, a empresa está providenciando toda a documentação necessária para começar a operar no período noturno, bem como deverá implantar os sinais sonoros.
A região do Assurini é a localidade que concentra a maior área agrícola do município de Altamira. Cerca de 70% de toda a produção agropecuária vem daquela região, que tem mais de 200 quilômetros de estradas.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu